Belém, PA - Um avião de pequeno carregado com 30 kg de cocaína caiu na manhã desta quinta-feira, 20, no Travessão do L, área rural entre os municípios de Ourém e Bonito, no Nordeste do Pará. Equipes da polícia militar e do Corpo de Bombeiros estão no local para resgatar os feridos e preservar o local do acidente. Informações iniciais dão conta de que a droga tinha como destino a cidade de Bonito.
Mais cedo, testemunhas relataram que perceberam o piloto sobrevoando a região de Bonito numa altitude muito baixa, ao que tudo indica, na busca por um local minimamente seguro para pouso. No entanto, acabou perdendo o controle da aeronave, que caiu em uma área de dendê entre os dois municípios, numa área conhecida como Travessão do L.
Dois ocupantes da aeronave, ambos de nacionalidade colombiana, foram resgatados com ferimentos e encaminhados ao Hospital Regional dos Caetés, em Capanema. Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ouvir os ocupantes pedindo às pessoas que estavam ali, para prestar socorro, que não chamassem a Polícia.
Toda a carga foi apreendida e encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) onde será periciada. O caso está sob investigação das autoridades competentes, que apuram a origem da aeronave e a conexão dos ocupantes com o tráfico de drogas na região. Por se tratar de estrangeiros, a Polícia Federal também foi acionada para apurar os fatos.
Após receberem alta, os dois colombianos serão encaminhados para a sede da Polícia Federal, em Belém, onde prestarão depoimento e serão autuados pelo crime de tráfico de drogas. O Cenipa, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, trabalha para descobrir a origem da aeronave.
Foto: Divulgação/PF