Belém, PA - Com a finalidade de fomentar a bubalinocultura do Pará - Estado detentor do maior rebanho de búfalos do País (684 mil cabeças de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - serão realizados simultaneamente no arquipélago do Marajó dois torneios leiteiros de búfala: um estadual (Marajó Búfalos, em sua décima edição) e o outro específico do município de Cachoeira do Arari, que ocorrerá pelo quarto ano seguido. Os eventos ocorrerão no período de 1 a 4 do próximo mês.
O torneio em Cachoeira do Arari ocorrerá na Vila de Retiro Grande, que tem uma significativa bacia leiteira. Os municípios de Soure e Salvaterra também têm registrado a cada ano um aumento na sua produção leiteira de búfala, como informou João Rocha, que é o presidente da Associação Paraense de Criadores de Búfalos (APCB) e proprietário da Fazenda Paraíso, localizada naquele município.
Segundo ele, já estão inscritos para o torneio estadual oito municípios com 12 propriedades, com 15 produtores participando do certame. “A competição se dará na própria propriedade. O animal não sai. Fica no ambiente natural dele e então nós levamos os fiscais para cada uma para acompanhar a ordenha, assim evita o gasto de locomoção e adaptação das búfalas para o único local, como era no início do torneio”, explicou Rocha.
A ordenha dos animais se dará em dois horários diferentes: às 6h da manhã e às 18h, de acordo com as informações de João Rocha. “A gente não quer mexer com o manejo da propriedade, ou seja, não quer alterar a rotina das propriedades. Então obrigatoriamente têm que ser cumpridas as doze horas de intervalo e assim fazemos duas ordenhas ao dia”, detalhou. Na hora da coleta, segundo acrescentou, a área onde é feita a ordenha do leite é isolada.
De acordo com dados mais recentes publicados pelo do IBGE (de 2023), o Pará tem cerca de 684 mil cabeças e é o maior produtor do país, com destaque absoluto do arquipélago do Marajó. O segundo maior rebanho está no Amapá, com 326 mil.
O Torneio Leiteiro é uma promoção do evento é uma promoção da Fazenda Paraíso, Associação Rural da Pecuária do Pará (ARPP) e Associação Paraense de Criadores de Búfalos (APCB) e apoio do Sistema Faepa/Senar e Com Búfalo - assessoria agropecuária. Quem quiser se inscrever deve entrar em contato através do número (91) 98063-9145.
Foto: Divulgação