Coluna

OAB define data para arguição de 12 candidatos ao desembargo, mas paridade de gênero vira “potoca”.

07/07/2023, 09:47 /

OAB define data para arguição de 12 candidatos ao desembargo, mas paridade de gênero vira “potoca”.

 

urante a última sessão do Conselho Seccional da OAB Pará, o presidente da entidade, Eduardo Imbiriba, definiu o dia 3 de agosto como data para a arguição dos 12 candidatos inscritos no processo do Quinto Constitucional para preenchimento de vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado. De acordo com o edital, como só houve 12 inscrições deferidas, não haverá consulta à classe, o que só aconteceria se o número de inscritos fosse superior a 12.

Ainda pelo edital, seriam necessárias seis mulheres para que vigorasse o critério de paridade, porém, como elas são apenas cinco candidatas, tal critério não será adotado, segundo o presidente da Ordem tem comentado nos corredores, mesmo que não tenham faltado candidatas. Resumo da ópera: a lista mais uma vez segue dominada por homens.

 

Palavras, palavras...

 

Em tempo: o atual presidente da Ordem, Eduardo Imbiriba, disse, tempos atrás, ao inscrever a chapa para concorrer ao cargo, o que parece não ter mais importância para ele, hoje. O vídeo então gravado mostra o entusiasmo do candidato em momento que considerava uma ‘situação histórico’, exaltando o fato de que, pela primeira vez, a OAB do Pará inscrevia chapa observando a paridade de gênero e as cotas raciais.   

Como reza a lenda, palavras, o vento leva; as imagens, não.


Papo Reto

 

O Hospital Metropolitano de Ananindeua deve ultrapassar a marca de 4 mil atendimentos a vítimas de sinistros no trânsito até o final deste ano.

 

Uma significativa parte dos acidentados escapa de morrer, mas fica para sempre sequelada. O alarmante é que, hoje, 24% da população carrega algum tipo de deficiência.

 

Especialistas asseguram que, a continuarem os níveis de violência no trânsito, em não muito tempo o número de pessoas sequeladas por acidentes poderá afetar metade da população adulta.

 

Nunca é demais lembrar: o uso do telefone celular durante a condução de veículos tem sido, de longe, a maior causa de sinistros no trânsito.

 

O prefeito de Soure, Guto Gouvêa (foto), está de olho na COP 30 e pretende levar para a região do Marajó parte dos visitantes que participarão do evento em Belém.

 

Guto ultima melhorias do aeródromo da cidade para homologação da Anac, levando em conta que o tempo de voo de Belém à Soure é de apenas vinte minutos.

 

O Censo Demográfico do IBGE, atrasado em dois anos, apresentou números questionáveis que só as pandemias da covid e do zika virus podem fundamentar.

 

Nos últimos três anos foram registradas oficialmente mais de 700 mil mortes pelo efeito da covid e milhares de outras por demais doenças.

 

Soma-se a isso milhares de mulheres que deixaram de engravidar em função do medo causado pelas pandemias e a própria sociedade, cujos casais decidiram ter menos filhos.

 

Belém pode ser considerada uma capital com um dos piores sistemas de trânsito do País, com motoristas pouco afeitos a cumprir as regras de boa civilidade.

 

Metade dos veículos trafega com alguma irregularidade; o mesmo se dá com as motocicletas. Filas duplas, invasão sobre as ciclofaixas, retornos em locais proibidos, enfim, uma barafunda geral.

OAB define data; 12 candidatos ao desembargo; paridade de gênero vira “potoca”.