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Açaí na alimentação escolar no Marajó abre discussão sobre política educacional entre municípios

Equipes do TCMPA e do FNDE estiveram em Afuá para discutir temas de interesse público

31/07/2024 13:53
Açaí na alimentação escolar no Marajó abre discussão sobre política educacional entre municípios

Conhecida como a Veneza paraense, Afuá recebeu equipes do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a 5ª reunião do projeto "FNDE Chegando Junto". O conselheiro Cezar Colares, a presidente da autarquia, Fernanda Pacobahyba, conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, o reitor eleito da Universidade Federal do Pará, Gilmar Pereira, além de servidores das instituições e municípios marajoaras discutiram temas como o transporte e, principalmente, a alimentação escolar.

Durante a reunião, representantes de Afuá, Curralinho e nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) apresentaram ao FNDE boas práticas realizadas nos municípios. Na sequência, a comitiva foi até as escolas municipais conhecer como ocorrem essas práticas.

No Marajó, quando o assunto é alimentação, a preferência é quase uma unanimidade. Foi pensando nisso que a Secretaria Municipal de Educação de Afuá desenvolveu o projeto “Açaí na Escola”, onde as máquinas de açaí são instaladas nos próprios centro educacionais para preparar, ali mesmo, a alimentação escolar dos estudantes.

Para a gestão do FNDE, é fundamental sair de Brasília e conhecer a realidade dos municípios, com suas características e peculiaridades. Dentro da programação, foi prestada assistência técnica aos municípios participantes nas áreas de obras e merenda escolar, e também foram feitas visitas em escolas da zona urbana e rural de Afuá.

"A gente está aqui aprendendo com a comunidade do Marajó, que tem suas peculiaridades, que tem suas riquezas, para melhor desenharmos nossas políticas públicas", disse Fernanda Pacobahyba, presidente do FNDE.

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, em parceria com cerca de outras 40 instituições governamentais e não governamentais, está atuando na região como um indutor de políticas públicas para que haja melhoria dos índices educacionais no Marajó, que hoje figuram entre os mais baixos do Brasil.

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