Adjunto da Secretaria de Povos Indígenas nomeia par constante para chefia de Gabinete e...festas

28/06/2023, 11:11
Adjunto da Secretaria de Povos Indígenas nomeia par constante para chefia de Gabinete e...festas


Que o secretário-adjunto dos Povos Indígenas é um festeiro todo mundo está careca de saber. Mas Ubirajara Sompré também tem lá seus dotes políticos - e nem poderia ser diferente. Ex-vereador de Marabá, Sompré assumiu o cargo de adjunto da indígena Puyr Tembé em abril, em solenidade ocorrida no Theatro da Paz, em Belém, com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.


Afilhado político do secretário das Cidades, Wagne Machado, o ‘pé de valsa’ Ubirajara Sompré, adjunto de Puyr Tembé na Secretaria dos Povos Indígenas, une o útil ao agradável.

A Secretaria dos Povos Indígenas foi criada pelo governo do Pará como instrumento de fortalecimento da política pública para os povos indígenas no Estado. Puyr Tembé, do povo Tembé-Tenetehara, vem a ser a primeira titular da pasta e a primeira mulher indígena a ocupar um cargo de secretária no governo do Pará.

Pois bem: entre uma festança e outra, Ubirajara Sompré conseguiu a nomeação de Rebeca Bastos para sua chefia de gabinete. Rebeca é companhia constante de Sompré em festas e aniversários, como no caso de Marituba, recentemente, junto à festiva prefeita Patrícia Alencar. 

O que chama atenção na secretaria, além disso, é o fato de que, dizem por lá, o gabinete de Ubirajara Sompré fica em Marabá, sendo que sempre que um grande evento acontece na capital, como reuniões com o secretário das Cidades, Wagne Machado, seu padrinho político, Sompré marca presença, rente que nem pão quente.

Ele e Rebeca.

Conteúdo relacionado: clique aqui


Papo Reto


O Exército informou à CPMI que o governo não convocou tropas para evitar invasões no 8 de janeiro. 

 

Mas, calma: o documento assinado pelo general Montenegro (foto) diz que a falta de comunicação "impossibilitou o desdobramento prévio da adoção de um dispositivo preventivo de segurança".

 

Abertas até sexta-feira inscrições para o processo seletivo do Prouni.

 

A segunda edição do ano oferece mais de 276 mil bolsas de estudo totais e parciais a candidatos em cursos de instituições de educação superior privadas.

 

Indígenas poderão comprovar a atividade rural para obter benefícios.

 

A emissão da Certidão de Exercício de Atividade Rural permitirá o acesso de indígenas ao sistema e benefícios como salário-maternidade, aposentadorias e seguro defeso.

 

A CPI das Ongs aprovou a convocação de governadores do Norte para explicar contratos com entidades.

 

Os prefeitos das capitais de cada Estado da região também deverão comparecer à comissão.

 

O STF suspendeu as ações que contestam contribuição patronal sobre férias.

 

As internações por síndromes respiratórias aumentaram bastante no Norte e Nordeste do País.

 

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, o vírus sincicial respiratório causou 40% das ocorrências de SRAG viral.

 

Já o SARS-CoV-2, que causa a covid-19, respondeu por 22,8% dos casos.

 

A Petrobrás ampliará sua capacidade de produção de diesel renovável, produzido a partir do coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal e até 10% de conteúdo renovável.

 

A Volkswagen suspendeu a produção de carros em São José dos Pinhais (PR) por pura falta de compradores. GM, Hyundai e Renault também vão parar a produção...

 

Recursos do Google vão facilitar acesso a benefícios sociais e vacinas.

 

Um sistema de inteligência artificial desenvolvido pela Nasa permitirá comunicação entre astronautas e espaçonaves.

 

O sistema permite a comunicação com linguagem natural similar ao Chat GPT para interações de conversação com veículos espaciais e robôs durante missões de exploração.

Mais matérias