Anete Penna de Carvalho é nomeada para o desembargo pelo Quinto Constitucional

Escolha do governador Helder Barbalho aconteceu horas depois de o TJE-PA ter encaminhado a lista tríplice ao chefe dos Executivo

27/08/2025, 16:34
Anete Penna de Carvalho é nomeada para o desembargo pelo Quinto Constitucional

Belém, PA - Poucas horas depois de o Tribunal de Justiça do Estado, TJE-PA, ter definido a listra tríplice para a vaga de desembargo pelo Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Pará, OAB-PA, o governador Helder Barbalho nomeou a escolhida para o cargo. Trata-se da advogada Anete Penna de Carvalho, que havia sido, também, a mais votada na própria eleição interna do TJE-PA, na manhã desta quarta-feira, 27.


Junto com Anete Penna, que recebeu 25 votos, também formaram a lista tríplice a advogada Roberta Veiga e o advogado Hugo Mercês, ambos com 20 votos. A expectativa era de que o governador Helder Barbalho anunciasse a decisão até a próxima sexta-feira, 29. Mas a nomeação aconteceu em tempo recorde e, ainda na tarde de hoje, a nova desembargadora foi nomeada.


Depois do anúncio, a advogada Anette Pena de Carvalho foi recebida no Palácio do Governo do Pará pelo Chefe da Casa Civil, Luiziel Guedes, e pelo Chefe de Gabinete do governador, Carlos Kayath. Ela chegou ao local acompanhada dos desembargadores Alex Centeno e Luiz Neto.


Anette Pena de Carvalho é a primeira mulher escolhida para ocupar o cargo pela vaga do Quinto Constitucional da OAB-PA, em 92 anos de funcionamento do sistema. Ela possui 31 anos de atuação na advocacia e uma trajetória que conta com passagens tanto pelo setor público quanto pelo privado.


A nova desembargadora do TJE-PA é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestra em Ciências Jurídico-Políticas e doutora em Direito Público pela Universidade de Lisboa. Concursada da Procuradoria-Geral do Estado desde 1998, integrou o Conselho Superior do órgão e atuou em áreas estratégicas, como a Casa Civil e a Secretaria de Estado da Mulher.


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades