Formação de Atletas

Assembleia Paraense torna-se o primeiro clube do Norte a integrar o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC)

Inciativa possibilita ao clube paraense, entre outras coisas, o acesso a verbas públicas voltadas para o investimento em infraestrutura e formação de atletas.

09/02/2024 19:30
Assembleia Paraense torna-se o primeiro clube do Norte a integrar o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC)

Belém (PA) - A Assembleia Paraense (AP), um dos mais antigos e importantes clubes sociais do Estado, é agora integrante oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), entidade que atua em conjunto com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio do Sistema Nacional do Desporto (SND), na implementação de uma sólida Política de Formação de Atletas junto a vários clubes brasileiros.


Para se ter noção da importância que esse trabalho representa no país, basta recorrer aos Jogos Olímpicos realizados no Brasil, em 2016. Dos 465 atletas que integraram a delegação brasileira, 390 foram formados em clubes - o que representa 84% dos participantes. Dos 19 pódios em que o Brasil esteve presente, 17 competidores passaram por clubes esportivos formadores de atletas - porcentual de 89% entre os medalhistas.


Anos de trabalho


A filiação da AP ao CBC é resultado de um trabalho que já dura anos. Isso porque os requisitos para ingressar no sistema são rigorosos e bastante específicos, como a Certificação emitida pelo Ministério do Esporte (ME). "Alcançamos o patamar dos principais clubes formadores de atletas olímpicos do país. E um fator decisivo nessa conquista foi a nossa dedicação ao esporte”, afirma a nota assinada pela diretoria sobre a conquista.


Além de participar de competições nacionais com parte das despesas custeadas pelo CBC, como o Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), a AP também passa a ter acesso a recursos públicos voltados para a infraestrutura e formação de atletas amadores, além de garantir a participação em eventos de capacitação, apoio financeiro para a contratação de equipes técnicas multidisciplinares, aquisição de materiais esportivos e acesso a editais promovidos pelo CBC.


Desde que foi inserido no SND, o CBC passou a organizar Editais de Chamamento de Projetos (chamadas públicas) para que os Clubes formadores possam enviar projetos e, assim, receber recursos de forma estruturada para a viabilização da contratação de equipes técnicas e multidisciplinares e aquisição de materiais e equipamentos esportivos. Desde de 2014, esses recursos vêm sendo descentralizados para que os clubes, além da capacitar gestores, participem da política de formação de atletas do CBC de forma democrática e transparente.


O paraense Matheus Leoni, armador do Flamengo, é um dos muitos atletas formados na AP (Foto: Divulgação/CBB)


Estrutura que precede a filiação


Entre os associados da AP, a notícia foi bastante celebrada. Sobretudo por ex-atletas e pais de atletas que hoje defendem as cores do clube em diferentes modalidades. Desde que foi criado em 1915, o clube vem desenvolvendo uma infraestrutura de qualidade e dentro dos padrões internacionais do esporte, o que lhe garantiu, além de destaque em modalidades como o tênis de mesa, tênis de quadra, basquete e futebol, a possibilidade de receber eventos de níveis técnicos nacional e internacional, no decorrer dos anos.


Para Yanara Araújo, atleta de Tênis de Mesa do clube, a notícia reforça as esperanças de que o trabalho de formação de atletas de alto rendimento seja impulsionado a um nível superior, a partir de agora. “Que alegria em retornar ao clube como atleta profissional de Tênis de Mesa e já receber essa notícia, isso ajudará muito nós atletas que precisamos de ajuda. Obrigada diretoria! 2024 está começando e muito bem para todos”.


Marcos Fontelles, associado e grande entusiasta do esporte, foi outro que celebrou a conquista. "Como pai de dois atletas da AP, como entusiasta e facilitador de vários atletas, vou abrir um bom vinho hoje e comemorar. Carnaval chegou mais cedo com esta notícia!! Parabéns a todos os sócios”, declarou.


"Grande conquista fruto de um trabalho pertinente de gestões anteriores feito com seriedade e comprometimento na continuidade e nossa querida AP fica cada vez mais pujante”, afirmou a associada Rosângela Guimarães. Sentimento compartilhado, também, pela associada Nádia Raposo, para quem o clube está de parabéns. "Como mãe de atleta do clube, fico muito feliz com essa notícia e nossos corações ficam cheios de esperanças”, concluiu.


(Foto: Divulgação AP)

Mais matérias Esportes