Prêmio

Bebida da flor de jambu fatura prata em competição na Inglaterra

World Gin Awards 2024 teve mais de mil empresas inscritas,

20/01/2024 12:01
Bebida da flor de jambu fatura prata em competição na Inglaterra

A bebida produzida a partir da flor de jambu da Amazônia, hortaliça que oferece uma experiência única - com a leve sensação de deixar um tremor na boca - foi reconhecida em premiação global de destiladas na Inglaterra, na tarde desta quinta-feira, 18.

 

O prêmio World Gin Awards 2024, que teve mais de mil empresas inscritas, busca avaliar uma série de critérios relacionados à composição da fabricação da bebida destilada, que nos últimos anos viu ascender demasiadamente seu número de adeptos.

 

Somente em 2022, o crescimento deste mercado no Pará atingiu a casa dos 60%, saltando de um para seis estados a zona de comercialização. Mas o foco agora é o mercado internacional, uma vez que os produtos com a chancela amazônica apresentam um apelo ainda maior, dado o foco que se volta para a Amazônia a partir da escolha de Belém para sediar a COP-30.

 

A flor de jambu, aliás, integra o seleto grupo de insumos que colocam a gastronomia paraense na condição de protagonismo no contexto nacional e internacional. Este novo capítulo do Pará no cenário mundial, que já atraía consumidores internacionais por seus pratos de temperos únicos, agora ganha espaço com as bebidas produzidas a partir de insumos da floresta.

 

 A medalha de prata concedida nesta quinta-feira, 18, ao AMZ Tropical Gin na WGA-2024 é uma clara demonstração da abertura de mercado para os produtos da Amazônia, já que trata-se da primeira vez que um produto do Norte brasileiro fatura uma honraria de tamanha envergadura.

 

O gin paraense venceu na categoria 'signature botanical, ou seja, o botânico destaque, e ocorreu justanente em decorrência da flor de jambu, hortaliça amazônica que tem feito muito sucesso fora do país. A empresa foi a única a pontuar nesta catogoria entre as brasileiras.

 

Criada em 2022 pelo empresário paraense Leandro Daher, o AMZ Tropical Gin é uma bebida no estilo dry gin com boas notas de zimbro e coentro e a presença de outros 11 botânicos, entre eles, a flor de jambu, considerada a pérola da Amazônia que vem conquistando a gastronomia brasileira de norte a sul do país.


Foto: Divulgação

Mais matérias Polícia