Belém, PA - A Secretaria Municipal de Saúde, Sesma, recebeu aprovação da Programação Anual de Saúde (PAS) para o exercício de 2025. A validação ocorreu durante a plenária do Conselho Municipal de Saúde (CMS), nesta quinta-feira, 22. A PAS é o instrumento que define as ações, metas e investimentos previstos pela gestão municipal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em Belém, ao longo do ano.
Entre os destaques da Programação estão a implementação do programa Saúde na Hora nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); implantação de Equipes de Saúde Ribeirinha; qualificação das Equipes de Saúde da Família para o atendimento à população indígena Warao; expansão do programa Melhor em Casa e ampliação do número de salas de vacina em Belém, incluindo a instalação em universidades e empresas por meio de parcerias.
Outras ações importantes previstas incluem a implantação do programa Telessaúde em unidades da Atenção Primária em parceria com o Hospital Universitário Bettina Ferro, a criação da Policlínica Municipal, a instalação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em Icoaraci e a implantação de um novo CAPS III na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Durante a reunião, também foi analisado o incentivo financeiro destinado à implantação e custeio de novas especialidades em Saúde Bucal, visando à ampliação e qualificação da atenção odontológica no município.
O CMS também avaliou e homologou o relatório final da 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Belém. O documento será encaminhado ao Conselho Estadual de Saúde do Pará para contribuir com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à classe trabalhadora.
Foto: Ascom/Sesma