País se habituou a criar dificuldades em nome do social para viver de facilidades Na pressão, governo quebra monopólio da travessia do Marajó, mas atropela rito Supremo determina afastamento de dois conselheiros nomeados sem concurso no TCM
Tradição e arte

Curro Velho abre inscrições para as oficinas preparatórias do 'Auto Junino 2025'

Evento promove oficinas de teatro, dança e música, com destaque para a participação do Grupo de Dança Inclusiva.

  • 887 Visualizações
  • 15/04/25 20:00
Curro Velho abre inscrições para as oficinas preparatórias do 'Auto Junino 2025'

Belém, PA - O Núcleo de Oficinas Curro Velho (NOCV) abre no próximo sábado, 19, as inscrições para as oficinas preparatórias do "Auto Junino 2025", projeto anual que integra o programa de iniciação artística da entidade, que este ano celebra a cultura popular paraense com o espetáculo "As Cores de São João", baseado no texto de José Maria Bezerra.


As inscrições presenciais seguem até o dia 3 de maio, com oficinas preparatórias iniciando em 26 de abril e apresentações marcadas para os dias 6, 7 e 8 de junho, no anfiteatro da instituição.


Este ano, a montagem contará com a participação do Grupo de Dança Inclusiva do Curro Velho, uma turma de teatro, seis turmas de dança - divididas por faixa etária, a partir de 6 anos - e uma de música, com flautistas, percussionistas, cantores e instrumentistas. As oficinas ocorrem aos sábados, domingos e terças e quintas-feiras, conforme a modalidade, com ensaios coletivos agendados entre maio e junho.


Pela primeira vez, o projeto inclui oficinas específicas para dança inclusiva, ministradas por Jeniffer Soares e Jean Consolação, com aulas às terças e quintas, das 14h às 16h, com participantes a partir de 7 anos. Já as turmas de dança e teatro vão explorar criações coreográficas para diferentes idades. Os ensaios em grupo começam em 17 de maio, com ajustes progressivos até o ensaio geral, em 5 de junho.


As três apresentações públicas - nos dias 6, 7 e 8 de junho - serão às 19h30, no anfiteatro do Curro Velho, com entrada gratuita. Jorge Cunha, coordenador das oficinas de iniciação artística, destaca a importância do projeto na formação de novas gerações.


"O Auto Junino é mais do que um espetáculo; é um processo educativo que une tradição e contemporaneidade. Aqui, crianças, jovens e adultos experimentam a riqueza da nossa cultura por meio da dança, teatro e música, em um ambiente que valoriza a diversidade e a inclusão", afirma.


A iniciativa reforça o papel do Núcleo de Oficinas Curro Velho na difusão e promoção da cultura paraense, oferecendo formação gratuita e valorizando a diversidade. Com mais de 30 anos de trajetória, a instituição mantém-se como referência na inclusão sociocultural, garantindo que tradições como a quadra junina sejam perpetuadas por meio da arte.


Serviço
Inscrições: 19/04 a 03/05 (presencial)  
Oficinas: 26/04 a 08/06 (dança, teatro, música)  
Apresentações: 06, 07 e 08/06, 19h30  
Endereço: Rua Professor Nelson Ribeiro, 287 – Telégrafo
(91) 3251-2986 | 3251-2987 | @fundacaocurrovelho


Foto: Divulgação/Curro Velho

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.