Belém, PA - Com a presença de mais de 8 mil esportistas de alto rendimento, representando mais de 150 países, a equipe brasileira de Judô conquistou o pódio nos Jogos Mundiais Universitários de Verão (Fisu World University Games) 2025, na Alemanha. Entre os atletas, dois são alunos da Unama, Universidade da Amazônia, e levaram medalhas de bronze para casa.
O resultado foi confirmado no último sábado, 26, nas finais da competição. O Brasil se destacou na modalidade de Judô e se posicionou entre as melhores equipes deste ano.
Daniel Nazaré e Henrique Gusmão venceram por equipe e no individual. Eles são estudantes do curso de Educação Física, na modalidade EaD, polo Alcindo Cacela. Além do alto rendimento no tatame, os atletas contaram com o suporte do técnico Pedro Garcia Júnior e da coordenação de Esportes da Unama.
"É uma honra representar o nosso país e dar visibilidade ao esporte brasileiro. Todo o empenho e esforço que temos dado ao longo dos anos valeu a pena", disse o medalhista Daniel Nazaré.
Segundo o atleta Henrique Gusmão, estar entre os melhores do mundo foi uma emoção indescritível. "Disputei com profissionais capacitados e talentosos. Estou feliz com o meu resultado e da minha equipe. Quero agradecer a todos que torceram por nós e, ainda mais, para quem apoiou nossos sonhos de chegar aqui", celebrou.
Para o coordenador de Esportes da Unama, Denilson Palheta, a educação e o esporte são ferramentas que fortalecem e transformam a vida de jovens. "Acompanhar o progresso e a força de vontade deles, sem dúvida, é motivo de orgulho. E ficamos felizes de fazer parte desse trabalho tão grandioso. Temos aqui profissionais competentes e eles refletem como estamos no caminho certo", conclui.
A convocação dos atletas para representar o Brasil nos Jogos Mundiais de Verão aconteceu em maio, nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs Seletivas), em Brasília (DF). Daniel Nazaré e Henrique Gusmão são medalhistas de ouro do JUBs Seletivas. Logo após, foram convocados para fazer parte do time UBRASIL, delegação formada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
Foto: Denilson Palheta/Unama