Governo do Pará alcança 25 mil pessoas com capacitações visando a COP30

Estado amplia oportunidades de qualificação para a conferência mundial sobre mudanças climáticas, como turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança

24/08/2025, 20:00
Governo do Pará alcança 25 mil pessoas com capacitações visando a COP30

Belém, PA - O Governo do Pará alcançou a marca de 25 mil certificações pelo Programa “Capacita COP30”, iniciativa que oferece cursos gratuitos em áreas diretamente ligadas à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém. A política pública consolidou-se como referência em qualificação profissional, ampliando oportunidades, valorizando mão de obra local e fortalecendo setores estratégicos como turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança.


O 11° ciclo do programa foi iniciado em agosto, com a abertura de 690 novas vagas distribuídas em 23 turmas. Desenvolvida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), a iniciativa amplia as oportunidades de capacitação e já beneficia milhares de pessoas em diferentes municípios do Pará.


O maître Jorge Castro, de 60 anos, é um dos participantes do curso de Hotelaria e Meios de Hospedagem. “Na minha carreira profissional é muito importante estar atualizado sobre as tendências do mercado e adquirir novos conhecimentos, para oferecer sempre um atendimento de excelência. Esse é um curso muito bom, que nos incentiva a oferecer um serviço personalizado de alta qualidade na COP30, e aprimorar esse conhecimento para o dia a dia de trabalho”, ressalta.


As capacitações no módulo on-line, em parceria com a Coca Cola, Cielo e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat), continuam com as inscrições abertas. Mais informações sobre cursos e oportunidades estão disponíveis no site oficial do programa, em www.capacitacop30.pa.gov.br.


Oportunidade


Para conectar quem se qualificou às vagas abertas durante e após a COP30, o Governo do Pará mantém a ferramenta digital “Profissionais COP 30”, integrada ao programa. Nela, egressos do “Capacita COP30” podem cadastrar seus currículos e certificações e empresas dos setores de turismo, hotelaria, serviços e gastronomia podem acessar a base para localizar perfis e conduzir processos seletivos. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo site https://www.profissionaiscop30.pa.gov.br/.


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades