CNI debate agenda para 2050 e cobra segurança jurídica dos presidenciáveis Municípios ampliam dependência das emendas e reforçam poder de Brasília Alerta falso em massa reforça dúvidas sobre segurança do sistema de defesa em Belém
À luz do dia

Homem é preso após descartar meia tonelada de entulho no Guamá

O suspeito foi flagrado usando um caminhão baú para despejar cerca de 500 quilos de resíduos na esquina da José Bonifácio com Bernardo Sayã

  • 121 Visualizações
  • Da Redação | Com a Agência Belém
  • 23/06/26 14:00
Homem é preso após descartar meia tonelada de entulho no Guamá

Belém, PA - Um homem foi preso em flagrante no final da tarde desta segunda-feira (22), no momento em que descartava cerca de 500 quilos de entulho em via pública, no bairro do Guamá, em Belém. A abordagem ocorreu na esquina das avenidas José Bonifácio e Bernardo Sayão, durante uma ação da Guarda Municipal de Belém (GMB), por meio do Grupamento de Proteção Ambiental, em conjunto com equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel).


O suspeito usava um caminhão baú para transportar o material e quando despejava aproximadamente meia tonelada de resíduos no local foi surpreendido pelos agentes municipais. Após a abordagem, o homem e o veículo foram encaminhados para os procedimentos legais na Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), onde ocorreu a autuação por crime ambiental.


Durante a abordagem, outro homem que estaria envolvido no descarte conseguiu fugir. As forças de segurança trabalham para identificar o suspeito.


De acordo com os agentes envolvidos na ocorrência, o descarte irregular de resíduos causa prejuízos ao meio ambiente, compromete a limpeza urbana e pode contribuir para problemas como obstrução de vias e alagamentos.


“Esse tipo de fiscalização é fundamental para combater práticas que prejudicam a cidade e a população. A atuação integrada permite identificar os responsáveis e garantir que as medidas legais sejam tomadas”, afirmou João Paulo Paixão, coordenador do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Belém.


O homem preso durante a ação segue à disposição da Justiça.


Foto: Agência Belém

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.