Organizações vão ao STF contra barreiras ao acesso a salários do Ministério Público Nem colapso, nem o ano da virada, 2025 foi tempo do limite - e de "se costumar" Governo do Pará convoca assembleia "relâmpago" para rateio de outorgas do saneamento
Guerra

Israel retoma combate em Gaza, minutos após trégua com Hamas expirar

Centenas de reféns, de ambos os lados, foram libertados durante a trégua

  • 1131 Visualizações
  • 01/12/2023, 08:30
Israel retoma combate em Gaza, minutos após trégua com Hamas expirar

O exército de Israel retomou as operações de combate na Faixa de Gaza minutos após o cessar-fogo com o Hamas expirar, nesta sexta-feira, 1. Jerusalém acusa o grupo palestino de não ter respeitado a trégua, que teve uma semana de duração.

A interrupção dos combates teve início em 24 de novembro. Depois de quatro dias, foi estendida com mediação do Catar e Egito. Durante esse período, o Hamas e outros militantes em Gaza libertaram mais de 100 reféns, a maioria deles israelenses, em troca de 240 palestinos que estavam presos em Israel.

Praticamente todos os libertados eram mulheres e crianças. Contudo, poucos permaneceram em Gaza após serem liberados, o que complicou a negociação para prorrogar novamente a trégua.

Havia também a expectativa de que o Hamas estabelecesse um preço mais alto para libertar os reféns restantes, especialmente soldados israelenses. Cerca de 140 reféns permanecem em Gaza.

Catar e Egito, que exerceram um papel importante como mediadores, trabalhavam para prolongar o cessar-fogo por mais dois dias.

Estadão Conteúdo

Mais matérias Mundo

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.