Marajó

No Marajó, FNDE vai inspecionar obras paradas e avaliar infraestrutura da educação

Visitas técnicas são parte do programa “Chegando Junto”, que conta com a participação de vários instituições parceiras, entre elas, o TCMPA.

29/03/2024 14:45
No Marajó, FNDE vai inspecionar obras paradas e avaliar infraestrutura da educação

Belém, PA - O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançou nesta quarta-feira, 27, o programa “Chegando Junto”, que vai atuar com ações concretas para melhorar a infraestrutura e acesso a educação no arquipélago do Marajó.


O projeto busca, de forma integrada, monitorar e oferecer assistência técnica aos municípios participantes, garantindo investimentos na infraestrutura e na qualidade do ensino através do fortalecimento dos programas e ações educacionais do FNDE, como o plano de Ações Articuladas (PAR), obras escolares, Fundeb, além de melhorias no acesso ao material didático, alimentação escolar e transporte de estudantes.


O evento de lançamento contou com a presença da presidente da autarquia, Fernanda Pacobahyba; do secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares; das deputadas estaduais Andreia Xarão e Ana Cunha; da presidente do Instituto Articule, Alessandra Gotti, do conselheiro Cezar Colares, do TCMPA; de prefeitos, presidentes de câmaras e de secretários dos 17 municípios marajoaras e da cidade de Limoeiro do Ajuru, além de representantes de instituições parceiras, como o Unicef.


Pará e Amapá


Nesta primeira etapa, serão atendidos os municípios do Estado do Amapá, onde o projeto foi lançado no último dia 25, e do Arquipélago do Marajó, por serem locais de baixa adesão aos programas educacionais oferecidos pela autarquia e por possuírem graves deficiências no sistema público educacional.


Para o conselheiro do TCMPA, Cezar Colares, destaca o trabalho do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política Educacional (GAEPE) Arquipélago do Marajó, que atua para resolver problemas pontuais no arquipélago.


“A gente fica feliz da decisão do FNDE de vir até aqui. Conhecer as escolas da região, entender os custos do Marajó em transporte e alimentação é fundamental. E o papel do Tribunal (de Contas dos Municípios) tem sido de contribuir com essa articulação. O objetivo é um só, melhorar a qualidade da educação na região. Não podemos deixar que nossos alunos cheguem ao 4º e 5º anos sem saber ler e escrever”, afirmou Colares.


Melhoria da educação


A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, ressaltou que “o Marajó é um local que nós temos muito interesse em ver, reverberar, em fazer uma educação de melhor qualidade. Mas a gente está aqui vendo o esforço dos prefeitos, vendo o esforço dos secretários de educação, para que realmente essa melhora possa acontecer e é dever do FNDE servir essa população”.


Na parte técnica do encontro, as servidoras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Patrícia Costa e Sylvia Gouvea, palestraram sobre os programas de assistência, como PAR, Novo Pac, PACTO, FUNDEB e Condicionalidade do VAAR. Cada município também contou com um atendimento institucional para tratar de assuntos como as obras paralisadas.


Ainda na quarta-feira, representantes do FNDE, TCMPA, Seduc e Alepa foram até Bagre, onde visitaram a obra paralisada de uma creche na sede do município e a escola ribeirinha Teotonio Nonato do Carmo, sendo recebidos pelo corpo diretivo, professores e alunos.


A programação seguiu nesta quinta, 28, nos municípios de Breves e Portel com mais visitas em escolas que precisam de reformas e em unidades com obras paralisadas.


Fotos: Ascom/TCM-PA

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