Eleições

Pesquisa indica Ior Normando (MDB) como o favorito na corrida pela prefeitura

Normando lidera tanto nos cenários de intenção de voto espontâneos quanto nos estimulados

07/09/2024 13:00
Pesquisa indica Ior Normando (MDB) como o favorito na corrida pela prefeitura

Com a primeira semana do horário eleitoral gratuito em andamento, a nova pesquisa divulgada pelo Instituto Acertar, com dados coletados entre os dias 2 e 6 de setembro de 2024, revela um crescimento significativo na candidatura de Igor Normando (MDB) para a Prefeitura de Belém. Na intenção de voto espontâneo, Normando saltou de 10% para 23%, consolidando sua posição.

Éder Mauro (PL), o segundo colocado, subiu de 10% para 14%, enquanto o atual prefeito, Edmilson Rodrigues (PSOL), avançou dois pontos, indo de 6% para 8%.

No cenário de voto estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Normando registrou um aumento de 10 pontos percentuais, passando de 22% para 32%. Enquanto isso, Éder Mauro caiu de 23% para 21%, e Edmilson Rodrigues subiu ligeiramente, de 12% para 13%. A pesquisa foi contratada pelo Jornal Diário do Pará.

Outros candidatos também tiveram destaque na pesquisa espontânea: Jefferson Lima subiu de 2% para 4%, e Thiago Araújo passou de 2% para 3%. O Delegado Eguchi manteve sua posição com 1%, enquanto o número de eleitores indecisos ou que não responderam caiu de 59% para 40%. Na estimulada, Jefferson Lima caiu 3 pontos percentuais, enquanto Thiago Araújo e Delegado Eguchi perderam 1 ponto percentual cada.

Na análise dos votos válidos, que excluem votos brancos e nulos, Normando lidera com 38%, seguido por Mauro com 24%, Rodrigues com 15%, Jefferson Lima com 10%, Thiago Araújo com 8%, e Eguchi com 3%.

Cenários de 2º Turno
A pesquisa também avaliou possíveis cenários de segundo turno. Caso o confronto seja entre Igor Normando e Edmilson Rodrigues, Normando venceria com 61% dos votos, contra 18% do atual prefeito. Num eventual embate entre Normando e Éder Mauro, o candidato do MDB obteria 57%, contra 29% de Mauro. Se o segundo turno fosse entre Mauro e Rodrigues, Mauro venceria com uma vantagem de 12 pontos percentuais.

Rejeição
Igor Normando registra a menor taxa de rejeição, com 17%, enquanto Edmilson Rodrigues é o mais rejeitado, com 66%. Éder Mauro tem 45% de rejeição, seguido por Eguchi (45%), Jefferson Lima (39%), Ítalo Abati (29%), Raquel Bricio (27%) e Thiago Araújo (26%).

A pesquisa também avaliou a satisfação da população em relação à gestão de Edmilson Rodrigues. Após 3 anos e 8 meses de mandato, 74% dos entrevistados classificaram a gestão como negativa, sendo que 52% a consideram "péssima". Apenas 20% avaliaram a gestão como positiva.

O governador do Pará, Helder Barbalho, foi avaliado positivamente por 82% dos entrevistados, enquanto 5% o classificaram como "péssimo". Já a gestão do presidente Lula foi aprovada por 55% dos eleitores, com 40% de avaliação negativa.

A pesquisa Acertar foi registrada junto ao TSE e TRE/PA, com o número PA05591/2024, e tem uma margem de erro de 3,5%, com um nível de confiança de 95%. Foram realizadas 840 entrevistas, contratadas pela empresa DIARIOS DO PARA LTDA.

Fonte: DOL
Foto: Reprodução

Mais matérias Política