Barco

PF atualiza detalhes do barco com vítimas no Pará

Ainda não foi confirmado a origem dos tripulantes mortos

15/04/2024 09:08
PF atualiza detalhes do barco com vítimas no Pará

Os trabalhos de busca e resgate da embarcação com as vítimas transcorreram das 07h às 23h30, horário em que a equipe chegou ao porto de Vila do Castelo/PA, neste domingo, 14.

Participaram das ações uma embarcação da Marinha e um bote dos Bombeiros Militares da cidade de Bragança/PA.

Após a remoção do barco, serão realizados os exames médico-legais e outros, visando à identificação de todas as vítimas, seguindo o protocolo internacional de identificação de vítimas de desastres da Interpol (DVI).

A equipe de peritos criminais federais da PF no Pará trabalhará em conjunto com a equipe precursora de DVI da PF, composta por peritos criminais federais e papiloscopistas policiais federais do Instituto Nacional de Criminalística (INC) e do Instituo Nacional de Identificação (INI), em Brasília.

Até o momento, não é possível precisar o número de corpos na embarcação, nem fornecer indicativos da nacionalidade do barco e das pessoas a bordo.

A ação de resgate contou com apoio da PM, Corpo de Bombeiros, Marinha, Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, Polícia Científica do Estado, Departamento Municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito (DEMUTRAN).


O caso

No dia 13 um barco foi encontrado à deriva com alguns corpos já em decomposição, em um rio localizado na região de Salgado, no nordeste do Pará. Em um vídeo divulgado por alguns habitantes da região, filmado no momento em que a embarcação foi encontrada, fala-se que havia cerca de 20 corpos no barco, e que eles estariam já em estado avançado de decomposição.

 

Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) no Pará informou que foi determinada a abertura de duas investigações sobre o caso. "Uma investigação criminal foca em eventuais crimes cometidos e na responsabilização penal de autores. A investigação cível concentra-se em questões de interesse público e na proteção de direitos que não necessariamente envolvem crimes", explica o texto.


Fonte: Polícia Federal/Agência Brasil
Foto: Ag. Brasil

Mais matérias Cidades