Armazém Unidos fecha as portas em cenário onde novo estilo de compras não têm fronteiras Estudo aponta que mais da metade dos brasileiros nunca foi ao dermatologista Ministério da Pesca atropela Conape e lança planejamento estratégico do setor
Suspeita

Prefeito de Ananindeua é afastado do cargo por decisão do TJPA

Operação Hades investiga suspeitas de crime de fraude em licitações, corrupção ativa e passiva de agentes públicos e empresários.

  • 809 Visualizações
  • 05/08/2025, 11:28
Prefeito de Ananindeua é afastado do cargo por decisão do TJPA

O prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (MDB), foi afastado temporariamente do cargo nesta terça-feira (5) por decisão liminar do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). A determinação, assinada pelo desembargador Pedro Sotero, atende a um pedido do Ministério Público do Pará (MPPA), no contexto de uma investigação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO). A decisão ainda é passível de recurso.

A medida inclui, além do afastamento do gestor, o cumprimento de mandados judiciais em imóveis localizados na Região Metropolitana de Belém, em municípios do interior paraense e também fora do Estado. Segundo o MPPA, foram aplicadas medidas cautelares alternativas à prisão.

A investigação tem como foco supostos crimes envolvendo fraudes em processos licitatórios, bem como indícios de corrupção ativa e passiva praticadas por agentes públicos e empresários.

Em nota oficial, a Prefeitura de Ananindeua classificou a decisão como arbitrária, afirmando que se trata de uma liminar monocrática, sem oportunidade de defesa prévia. Pelas redes sociais, Daniel Santos declarou que recorrerá judicialmente para reverter o afastamento.

A operação segue em curso com o apoio de 16 equipes envolvidas no cumprimento das ordens judiciais.

Fonte: G1

Mais matérias Polícia

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.