Belém, PA - Começou nesta terça-feira, 26, e seguirá até a próxima quinta, 28, a 2ª Avaliação Belém, exame que resultará num diagnóstico profundo que, por sua vez, garante que o processo de ensino-aprendizagem na rede municipal de ensino passe pelo monitoramento necessário.
A prova está sendo aplicada para mais de 35 mil estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, distribuídos em 97 escolas da capital. A realização do exame é da Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Semec.
Com duração de duas horas, a avaliação contempla questões de Português e Matemática, abordando conteúdos ministrados em sala de aula ao longo do ano de 2025.
A avaliação tem como objetivo monitorar os avanços obtidos desde a primeira aplicação da prova, em março, identificar desafios persistentes, levantar novas demandas pedagógicas e gerar dados que subsidiem a gestão escolar e as práticas em sala de aula.
Os resultados dessa avaliação, somados aos da aplicação de março, permitem a criação de ações e políticas alinhadas às reais necessidades das escolas e dos estudantes”, destacou Beatriz.
A partir dos resultados, é possível identificar os alunos que precisam de acompanhamento maior e criar estratégias para que avancem. O objetivo da prova é fazer com que todos atinjam os níveis esperados para cada turma, evitando que algum estudante fique em déficit de aprendizagem.
Os resultados da segunda avaliação estarão disponíveis a partir do dia 24 de setembro na plataforma Sipad.
Foto: Agência Belém