A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o licenciamento e ativação de estações de tecnologia 5G em mais 395 municÃpios, a partir desta segunda-feira (18). Com isso, o total de municÃpios que poderão contar com o 5G chegará a 3.678. Nestas localidades, vivem aproximadamente 181,3 milhões de brasileiros, o que corresponde a aproximadamente 85% da população do paÃs.
O 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que sucede as redes de conectividade 4G. As empresas de telefonia celular têm ativado gradualmente o 5G no paÃs, desde julho de 2022.
A liberação da faixa de 3,5 GHz da rede móvel 5G não significa que serão instaladas de imediato nas localidades, o que dependerá do planejamento individual de cada prestadora que poderá solicitar o licenciamento e ativação de suas estações 5G standalone ou 5G puro.
A lista com os 395 municÃpios em que as prestadoras poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz está no site da agência reguladora.
Atualmente, são oito estados mais o Distrito Federal (AL, AP, DF, PR, RJ, RR, RS, SC e SP) com todos os municÃpios liberados para o 5G. A Anatel já definiu a lista dos municÃpios a serem liberados para ter a internet 5G nas próximas etapas e outras nove unidades da Federação completarão essa fase.
· Em abril/2024, serão 220 municÃpios. Ao fim dessa etapa, todos os municÃpios do ES, MA e SE serão liberados para o 5G;
· em maio/2024, 233 municÃpios. Ao fim dessa etapa todos os municÃpios de PB, RO e TO serão liberados;
· em junho/2024, 171 municÃpios. Ao fim dessa etapa todos os municÃpios de AC, AM e GO serão liberados.
Confira os municÃpios paraenses liberados para ativação do 5G
Afuá
Anajás
Augusto Corrêa
Breu Branco
Chaves
Colares
Curuçá
Faro
Igarapé-Miri
Magalhães Barata
Maracanã
Marapanim
Melgaço
Ourém
Palestina do Pará
Primavera
Quatipuru
Salvaterra
Santa Luzia do Pará
Santarém Novo
Santo Antônio do Tauá
São Geraldo do Araguaia
São João de Pirabas
Soure
Terra Santa
Tracuateua
Trairão
Vigia
Viseu
Agência Brasil