Operação contra morador de rua vira alvo de Defensorias e do MP: "quo vadis?" Observadores da ONU usam Círio de Nazaré como teste de logística para COP Prefeitura de Belém entrega Mercado de São Brás ainda sem modelo de gestão

Ufopa oferta curso para promotores populares do Direito à Saúde

Inscrições são gratuitas e vão até o dia 19 de setembro

  • 226 Visualizações
  • 10/09/2025, 21:55
Ufopa oferta curso para promotores populares do Direito à Saúde

Santarém, SP - Você sabia que a saúde é um direito de todos? Pensando nisso, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) por meio do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) está ofertando o “Curso de Formação para Promotores Populares do Direito à Saúde”, destinado para quem deseja aprender mais sobre como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS) e como esse Sistema pode atender melhor às necessidades da população. As inscrições vão até o dia 19 de setembro, no link ao final deste texto.


As aulas serão distribuídas entre os meses de setembro e dezembro de 2025, no horário das 8h as 12h. O calendário prevê aulas nos dias 27 de setembro, 18 de outubro, 8 de novembro, 22 de novembro e 5 de dezembro.


O curso é voltado para pessoas de diferentes grupos e comunidades, como representantes de associações de pacientes, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores e sindicatos, pessoas do movimento LGBT+, em situação de rua, em abrigos ou em refúgio, representantes de organizações religiosas, sociais e ambientais.


“Todos que tenham interesse em conhecer, defender e fortalecer o direito à saúde são bem-vindos”, afirmou o professor Ruy Haraiama, coordenador do curso. “Durante o curso, vamos usar uma forma de aprender que valoriza a troca de experiências e o diálogo. Você vai participar de rodas de conversa, atividades práticas e projetos que partem das realidades e das necessidades do seu grupo ou comunidade”, reforça Haraiama.


Estudantes da área da saúde também estarão junto com você nessa caminhada, como tutores, ajudando a transformar ideias em projetos de intervenção que possam fazer diferença na vida das pessoas.


“Nosso objetivo é formar promotores populares do direito à saúde, criando uma ponte entre a universidade, os serviços de saúde e a sociedade civil. Mais do que um curso, é um espaço de acolhimento, aprendizado e construção coletiva, onde cada voz importa e cada história tem valor. Se você acredita que a saúde é um direito que deve ser respeitado e quer fazer parte dessa transformação, esse curso é para você. Venha com a gente construir caminhos para uma saúde mais justa e acessível para todos”.


Foto: Divulgação

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.