Usando metodologia adotada em jogos, Geo Pasch divulgou as coordenadas do local em que a deputada estava enquanto gravava um vídeo antes de ter as redes sociais bloqueadas
O youtuber brasileiro João Pascoal, conhecido na internet como Geo Pasch, divulgou nesta quarta-feira (4) a localização exata onde a deputada Carla Zambelli (PL-SP) gravou um vídeo antes de ter as redes sociais bloqueadas. Ele é especialista nesse tipo de trabalho, usando a metodologia GeoGuessr.
Segundo a publicação feita no X (antigo Twitter), Zambelli estava em frente a uma farmácia na Galt Ocean Drive, em Fort Lauderdale, na Flórida. A área é conhecida por seus condomínios residenciais e fica próxima à North Ocean Boulevard, via que corta parte da orla da cidade, localizada na região metropolitana de Miami.
Geo Pasch escreveu: “Coordenadas para a polícia prender ela em flagrante”, junto com informações geográficas que apontam o local. A CNN acessou o Google Street View e verificou, por meio das coordenadas, que a imagem é semelhante a que aparece atrás da deputada no vídeo.
O youtuber ficou famoso na internet por vídeos em que utiliza a técnica do jogo Geoguessr, no qual os jogadores são deixados em algum lugar do mundo através de imagens capturadas pelo Google Street View e possuem a missão de encontrar pistas para adivinhar sua localização no mapa.
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) anunciou na terça-feira (3) que havia deixado o Brasil. Em maio, Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na ocasião, a Primeira Turma determinou uma pena de 10 anos de prisão, em regime inicialmente fechado; perda do mandato parlamentar (a ser declarada pela Câmara dos Deputados após o trânsito em julgado); e a inelegibilidade da política. Zambelli também foi condenada a pagar uma indenização de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos.
Inquérito
Nesta quarta-feira (4), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a abertura de um novo inquérito para investigar obstrução de Justiça por parte da deputada.
Na decisão, Moraes manda que a PF ouça a deputada em até 10 dias, por escrito, uma vez que ela está fora do país. O magistrado determina ainda que o Banco Central informe, detalhadamente, os valores e os remetentes de PIX recebidos por Zambelli nos últimos 30 dias.
Providências
A Polícia Federal pediu à Organização
Internacional de Polícia Criminal (Interpol) a inclusão do nome da deputada
Carla Zambelli no alerta internacional para localizar pessoas procuradas pela
Justiça. Zambelli teve a
prisão decretada nesta quarta-feira (4) pelo ministro do Supremo
Tribunal Federal Alexandre de Moraes, após ter anunciado
que deixou o país.
Além do bloqueio dos passaportes, Moraes determinou que a Polícia Federal tome as providências necessárias para que o nome de Carla Zambelli seja incluído na lista da Interpol, bem como informe o atual paradeiro da deputada para que sua extradição seja solicitada às autoridades do respectivo país.
A decisão de Moraes atende ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) feito nesta terça-feira (3). Para Moraes, a decretação da prisão está plenamente justificada, já que Zambelli deixou o Brasil semanas após a Primeira Turma do STF condená-la a dez anos de prisão.
Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF por invadir o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o auxílio do hacker Walter Delgatti, condenado a 8 anos e 3 meses de prisão no mesmo processo.
Em nota, a deputada Carla Zambelli afirma que decisão de a prisão é ilegal, inconstitucional e autoritária. Segundo ela, esse tipo de medida não poderia ser feita de forma monocrática.
Fonte: CNN
Foto: Reprodução
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.