O novo sistema eletrônico servirá para pedido, tramitação e deferimento ou indeferimento de licenciamento de eventos em espaços públicos
Belém, PA - A Prefeitura de Belém lançou nesta quinta-feira, 14, a plataforma “Descomplica Belém”. O sistema moderno e ágil facilita o licenciamento de eventos em espaços públicos, contribui para a transparência das solicitações e garante segurança para cidadãos ou instituições que promovem eventos na capital paraense. A nova plataforma pode ser acessada pelo link: sistemas.belem.pa.gov.br/descomplica.
A iniciativa inédita na capital beneficia diretamente até 13 secretarias municipais e órgãos fiscalizadores e assegura momentos de lazer, a promoção da cultura e o impulsionamento da economia local.
O novo sistema eletrônico servirá para pedido, tramitação e deferimento ou indeferimento de licenciamento de eventos em espaços públicos. Uma das principais vantagens do novo sistema é que todas as secretarias envolvidas poderão analisar os pedidos de licença de forma simultânea. Além disso, o solicitante terá acesso em tempo real a todas as etapas da tramitação. Isso acelera significativamente o processo tanto para os órgãos internos quanto para os solicitantes.
O Descomplica Belém foi desenvolvido pela Belém Digital e é mais um passo da atual gestão da Prefeitura de Belém em modernizar e desburocratizar os serviços ofertados pelas secretarias municipais, reforçando o compromisso com a modernização dos serviços públicos e a melhoria do atendimento ao cidadão.
“Essa nova plataforma será a primeira de muitas que as equipes do Belém Digital estão trabalhando, seguindo a prioridade do prefeito Igor Normando de modernizar a gestão e facilitar a vida do cidadão, provendo serviços de qualidade com mais agilidade e menos burocracia. Com a Belém Digital ao lado da administração municipal, vamos reduzir a burocracia, aumentar a eficiência e entregar uma experiência mais eficiente para quem precisa do serviço público”, enfatiza o presidente da Belém Digital, Gustavo Costa.
Antigamente, a concessão de licença para os eventos realizados na cidade consistia em uma burocrática lista de exigências, como: a presença do solicitante na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), órgão que coordena o procedimento, e que o pedido fosse encaminhado manualmente a cada secretaria envolvida na liberação do evento, conforme suas atribuições.
Com o Descomplica Belém o fluxo deixa de ser manual e se torna totalmente eletrônico. A partir de agora, o cidadão que solicitou a licença pode consultar toda a tramitação pelo sistema sem que precise se deslocar à secretaria responsável. Além disso, todas as secretarias envolvidas na tramitação passam a ser automaticamente notificadas.
Além de promover economia e responsabilidade ambiental, o sistema de licenciamento possibilita mais agilidade e transparência tanto para o cidadão e instituição que promove o evento, quanto para as secretarias responsáveis pelo licenciamento, pois todos os envolvidos nesse processo terão acesso ao status em tempo real, inclusive visualizando trâmites e aprovações em andamento por outros órgãos.
Foto: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.