A ação segue de 8h às 13h na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Barreau Menineia
Vanusa, Poca e Neném foram alguns dos animais que passaram pelo procedimento de castração ofertado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), na manhã desta sexta-feira, 3, na ilha de Mosqueiro. A ação segue neste sábado, 4, de 8h às 13h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anna Barreau Menineia, com a expectativa de castrar nos dois dias cerca de 50 cães e gatos, realizada pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) com a utilização do Castramóvel.
“Nota dez! Esse serviço é de extrema importância para todos que não têm condições de pagar um plano de saúde particular pro seu pet”, avaliou o técnico em enfermagem Lucas Souza, de 22 anos, tutor do cão Neném, de 1 anos e 8 meses.
Já a vendedora Edvânia Teles, de 35 anos, tutora da cadela Poca, de 2 anos, elevou potencialmente a avalição do serviço. “Nota mil! Mosqueiro vive uma situação de muitos animais abandonados nas ruas. Esse serviço é de suma importância para evitar a procriação e prevenir doenças neles”, enfatizou Edvânia.
“Eu só tenho que agradecer à Sesma por esse serviço que é maravilhoso. A equipe é muito atenciosa. A castração vai evitar novas ninhadas indesejadas e ajudar na saúde dela”, disse a doméstica Maria do Socorro Pereira, de 59 anos, tutora da gata Vanusa, 3 anos.
A castração é um procedimento importante para controle populacional de cães e gatos e, por consequência, o melhor caminho para garantir saúde e qualidade de vida aos animais.
Cadastro prévio
A coordenadora da ação, a médica veterinária Valéria Araújo, explicou que para ter acesso ao serviço de castração os interessados devem ir até a Divisão do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Belém, para se cadastrar levando documento de identidade, CPF, comprovante de residência, o Número de Identificação Social (NIS). É necessário ser morador de Belém e ter renda familiar de até dois salários mínimos.
“Todas essas pessoas que estão aqui fizeram o cadastro, assistiram a palestra sobre posse responsável e receberam a comunicação para trazer seus animais hoje”, esclareceu Valéria. Ela informou que o Castramóvel vai uma vez por mês aos distritos de Mosqueiro e Outeiro. A próxima ação em Mosqueiro será no início de dezembro.
A médica veterinária orienta os próximos beneficiados com o serviço que façam a higienização do animal com banho no dia anterior ao procedimento e que observem a obrigatoriedade de jejum dos pets de seis a oito horas.
Segundo dados Sesma, de novembro de 2022 a setembro de 2023, foram realizadas 20 ações de castração, com aproximadamente 842 animais esterilizados e medicados.
Serviço
O CCZ está localizado na Avenida Augusto Montenegro, s/n, próximo à Estação Eduardo Angelim do BRT Belém. Telefone: (91) 98585-8322.
Para o cadastro: documento de identidade, CPF, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS) e ter renda familiar de até dois salários mínimos.
Agência Belém
Foto: Edielson Shinohara/Sesma
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.