Donos de imóveis no Pará enfrentam novo desafio com aluguéis a partir de 2026 Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF
Parlamento

Alepa aprova projetos de mobilidade sustentável, valorização da saúde e reconhecimento cultural

Aprovações e debates ocorreram durante a Sessão Ordinária no plenário Newton Miranda

  • 292 Visualizações
  • 17/04/2025, 00:21
Alepa aprova projetos de mobilidade sustentável, valorização da saúde e reconhecimento cultural

Belém, PA - Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), liderados pelo deputado Chicão, aprovaram, nesta terça-feira, 15, o Projeto de Lei (PL) nº 790/2023, de autoria do deputado Thiago Araújo (Republicanos), que institui a Política de Incentivo ao Uso da Bicicleta no Pará. Os objetivos da proposta são: estimular o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo; promover campanhas educativas voltadas ao seu uso; incentivar a implementação de projetos e obras de infraestrutura cicloviária; e fomentar o associativismo entre ciclistas. 

 

A justificativa do PL destaca que o Pará sediará, em novembro de 2025, um dos maiores eventos ambientais do mundo: a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30). A proposta ressalta que a pauta do evento estará voltada para questões ambientais, como a redução de poluentes, entre eles a emissão de gás carbônico, causadora de impactos na qualidade do ar e na saúde da população. “Devemos apresentar soluções para conter o avanço da poluição ambiental, entre elas, estimular o uso de veículos de propulsão humana, como as bicicletas”, afirma o deputado Thiago Araújo.

 

Já o PL nº 289/2021, de autoria do deputado Eliel Faustino (União Brasil), institui a Semana Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde no Pará. A data será celebrada anualmente, entre os dias 23 e 29 de março. Em sua justificativa, o parlamentar ressalta: “Durante a pandemia da Covid-19, o trabalho dos profissionais da saúde foi essencial na luta contra o vírus. Reitero aos meus colegas a importância da aprovação deste projeto”.

 

Patrimônio Cultural


Por fim, os deputados aprovaram o PL nº 797/2023, de autoria do deputado Wescley Tomaz (Avante), que declara as obras da médica, cientista, pesquisadora, professora e doutora paraense Maria José Von Paumgartten Deane como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial do Pará. 

 

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Maria Deane nasceu em 1916, em Belém, onde iniciou seus estudos científicos. Em 1936, ingressou na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará e passou a atuar no Serviço de Estudos de Grandes Endemias (SEGE), do então Instituto Oswaldo Cruz (IOC), dedicando-se aos estudos sobre leishmaniose visceral. Em 1939, foi transferida para a campanha de combate ao mosquito Anopheles gambiae, realizada no Ceará e no Rio Grande do Norte.

 

Ao longo de sua trajetória profissional, Maria Deane desempenhou diversas atividades científicas, sendo responsável, entre outras contribuições, pela reestruturação do curso de pós-graduação do IOC na Fiocruz.


Foto: Balthazar Costa/AID Alepa

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.