Certificação foi entregue ao presidente Chicão pela presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino, em cerimônia no Palácio da Cabanagem.
Belém, PA - A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) recebeu pela primeira vez o certificado de Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e os Tribunais de Contas brasileiros.
A certificação foi entregue ao presidente do Poder Legislativo, deputado Chicão (MDB), pela presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Rosa Egídia Crispino C. Lopes, em cerimônia realizada no Palácio da Cabanagem. A solenidade também contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Antônio José Guimarães.
O programa tem como objetivo incentivar a transparência ativa nos portais públicos de órgãos de todas as esferas de governo. Para isso, avalia critérios baseados em normas como a Lei de Acesso à Informação e a Lei de Responsabilidade Fiscal, reconhecendo as instituições que alcançam altos padrões de transparência.
Para o presidente da Alepa, deputado Chicão, a conquista do Selo Ouro é resultado de esforços constantes para aprimorar os processos internos e assegurar que a sociedade tenha acesso claro e descomplicado às informações sobre as atividades e o uso de recursos públicos. “Este reconhecimento destaca o compromisso da Alepa com a transparência e a gestão pública eficiente”, afirmou Chicão.
Para atingir esse nível de excelência, a Alepa implementou diversas ações, envolvendo todos os departamentos da Casa e contando com o empenho contínuo de seus servidores.
Índice de Transparência dos Portais Legislativos (ITPL) - O Índice de Transparência dos Portais Legislativos (ITPL) é uma ferramenta de avaliação criada pelo Senado Federal para aferir a transparência dos portais voltados à atividade legislativa. Baseando-se nas normas nacionais e nas recomendações internacionais de boas práticas, o ITPL verifica o cumprimento dos critérios que garantem o acesso claro e detalhado às informações públicas.
Utilizando essa ferramenta, o Portal da Alepa passou por adequações e alcançou a pontuação de 64%, o que o posiciona no Nível B (Alto) do índice, ficando atrás apenas do Nível A (Superior). Esse resultado reafirma o compromisso da Alepa em aprimorar constantemente a transparência e facilitar o acesso da sociedade às informações legislativas.
Foto: Ozeas Santos/AID Alepa
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.