Justiça aceita denúncia do MPF contra nove acusados por desvio de R$ 50,4 mi na pandemia Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos Prefeita de Marituba aposta na rede social, mas acumula processos e condenações na gestão

Atleta paraense de Jiu-Jitsu é bicampeão mundial juvenil de Jiu-Jitsu nos EUA

Com a conquista, Zito se torna o primeiro paraense bicampeão mundial juvenil da história da competição.

  • 196 Visualizações
  • 07/06/2025, 20:00
Atleta paraense de Jiu-Jitsu é bicampeão mundial juvenil de Jiu-Jitsu nos EUA

Belém, PA - O atleta paraense Ricardo Filho, de 17 anos, mais conhecido como “Zito”, brilhou mais uma vez nos tatames internacionais. O jovem conquistou o bicampeonato mundial juvenil super-pesado de Jiu-Jitsu na faixa azul, durante o Mundial da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), realizado de 29 de maio a 1º de junho no Walter Pyramid, em Long Beach, Califórnia (EUA) - um dos torneios mais prestigiados do mundo na modalidade.


Com a conquista, Zito se torna o primeiro paraense bicampeão mundial juvenil da história da competição, reafirmando o talento e a força do jiu-jitsu do Pará no cenário global. O atleta contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).


Apesar da pouca idade, Zito já possui um histórico relevante de grandes conquistas. Além do bicampeonato Mundial Juvenil IBJJF, ele também é tetracampeão Brasileiro, campeão Pan-Americano, tetracampeão Sul-Americano, bicampeão Pan Kids (IBJJF - Califórnia, EUA), 11 vezes campeão paraense, campeão do cinturão The Guest Kids e bicampeão Prime Internacional de Jiu-Jitsu.


"Estou muito feliz com o bicampeonato mundial, fruto de muito trabalho, preparação, alimentação e preparação psicológica. Tudo saiu como planejado. Agradeço de coração à Seel e ao Governo do Estado, pois sem o apoio deles eu nem conseguiria viajar", afirmou o atleta, emocionado.


Presente no evento, Munnyck Gomes, mãe do atleta, também agradeceu o suporte institucional. “É uma emoção enorme ver meu filho bicampeão mundial. Esse resultado é fruto de muito esforço, apoio da família e amigos. É essencial que continuem olhando com atenção para os atletas de competição”, concluiu.


Foto: Acervo pessoal

Mais matérias Esportes

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.