Assembleia garante diploma legal de ensino superior e se diz vítima de calúnia No Pará, juiz acusado de tirania é "punido" com promoção e gera revolta em sindicato Mesmo com bilhões da COP em investimentos, Prefeitura de Belém adquire R$ 500 milhões em empréstimos

Atleta paralímpica conquista três medalhas e garante participação em campeonato nacional

Emanuelly Braga subiu ao pódio no Campeonato Brasileiro de Jovens 2025, realizado este mês, na capital paulista

  • 26 Visualizações
  • 24/10/2025, 12:00
Atleta paralímpica conquista três medalhas e garante participação em campeonato nacional

Belém, PA - A atleta paralímpica paraense Emanuelly Braga, 18 anos, garantiu participação no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo 2025 ao conquistar três medalhas no Campeonato Brasileiro de Jovens 2025, realizado em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), entre os dias 14 e 16 de outubro. A competição é promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, CPB.


O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo 2025 será realizado de 1º a 3 de dezembro deste ano na capital paulista. Emanuelly Braga, que compete na categoria sub-20, conquistou uma medalha de ouro e duas de prata. Ela também quebrou o recorde da prova de lançamento de club (F32), com a marca de 12m45cm.


Emanuelly se destacou, ainda, nas provas de corrida de Petra T72, com o tempo de 22s24 nos 100 metros e 1m36s61 nos 400 m, garantindo duas medalhas de prata. Com esse desempenho, a atleta assegurou a classificação para a competição em dezembro.


Janete Braga, mãe da atleta, se mostrou realizada com a conquista da filha. “Estou imensamente orgulhosa e emocionada com a conquista da Emanuelly. Ver uma pessoa com deficiência alcançar um feito tão incrível é um verdadeiro exemplo de superação”, afirmou.


Recorde


Emanuelly Braga fez sua estreia na modalidade lançamento de club em agosto passado, no Meeting realizado em Macapá (AP), garantindo a vaga para o nacional, e já fez história ao garantir o recorde nacional.


O lançamento de club é uma prova específica para pessoas com paralisia cerebral ou sequelas de acidente vascular cerebral (AVC) e lesão medular. É praticado com um instrumento semelhante ao bastão utilizado na ginástica artística. O paratleta deve ficar sentado em uma cadeira, com altura máxima de 75 cm.


Foto: Divulgação

Mais matérias Esportes

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.