O projeto prevê, ainda, um auditório com capacidade para 300 pessoas, um clube recreativo e espaços voltados para o incentivo à inovação.
Belém, PA - O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), vai ampliar a sua atuação no município de Barcarena com a construção de uma nova unidade em terreno doado pela prefeitura local. A assinatura do termo de doação do espaço aconteceu nesta sexta, 26, na Câmara Municipal de Barcarena (CMB).
O terreno, com área total de 72.000,00 m², fica localizado na Avenida Dom Romualdo Coelho, Quadra n° 403, na Vila dos Cabanos. O projeto prevê a construção de 18 salas de aula para atender, por dia, cerca de 1.700 alunos do SESI nas modalidades Ensino Fundamental I e II, Novo Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com um modelo de ensino focado na educação tecnológica e resolução de problemas do dia a dia da sociedade.
O SENAI atuará, no mesmo espaço, com 11 modernos laboratórios ofertando cursos nas áreas de Eletromecânica, Eletrotécnica, Automação, Informática, Química, Logística, Gestão, Segurança no Trabalho, Equipamentos Móveis, Construção Civil e Mecânica Automotiva, nas modalidades Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, Aprendizagem Industrial e Habilitação Técnica. A expectativa é atender, por ano, 6.500 alunos.
Para o diretor regional do SENAI/PA e superintendente do SESI/PA, Dário Lemos, a nova unidade deve contribuir com o crescimento dos índices educacionais de Barcarena e gerar mais oportunidades para a população. “Nós procuramos sempre estar alinhados com as demandas da indústria e da sociedade onde estamos instalados. Com esta unidade conjunta SESI/SENAI, queremos ser catalisadores do crescimento da educação de Barcarena e favorecer a geração de emprego e renda nessa região”, destaca Dário Lemos.
O projeto da nova unidade SESI/SENAI em Barcarena prevê, ainda, um auditório com capacidade para 300 pessoas, um clube recreativo (com piscina, salão multiuso, quadra de beach tennis, quadra coberta, playground) e espaços voltados para o incentivo à inovação.
“Este será um empreendimento completo para que nossas indústrias recebam mão de obra qualificada, para que nossos jovens tenham acesso à educação de excelência e para que a comunidade ao redor e o trabalhador da indústria e seus dependentes tenham à disposição atividades de promoção à saúde e qualidade de vida. A gente comemora e agradece essa parceria com a Prefeitura, na certeza de que todos saem ganhando”, complementa o presidente da FIEPA, Alex Carvalho.
O SENAI está presente desde 1993 em Barcarena, onde já capacitou mais de 60 mil profissionais para o mercado de trabalho. Hoje, a unidade atende, além de Barcarena, os municípios de Abaetetuba, Moju, Acará, Concordia, Tailândia e Tome Açu, ofertando mais de 100 cursos em várias áreas industriais. Já o SESI atua no município desde 2013, disponibilizando serviços de educação, esporte e lazer e saúde e segurança na indústria.
Foto: Pedro Souza/Senai
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.