Apresentação será no dia 1º de fevereiro em evento de cooperação institucional; atividade inclui cortejo e ritmos regionais
Belém, PA - A bateria do bloco Crias do Curro Velho, projeto coordenado pela Fundação Cultural do Pará, por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho (NOCV) há mais de 35 anos, se apresentará no dia 1º de fevereiro, domingo, no Centro Cultural Banco da Amazônia, em Belém, a partir das 10h. A programação integra o "1º Grito de Carnaval do Centro Cultural do Banco da Amazônia e da Fundação Cultural do Pará", evento gratuito que marca o início das festividades carnavalescas no espaço.
O projeto Crias do Curro Velho é uma iniciativa voltada à formação artística de crianças e adolescentes. Por meio de oficinas de percussão e musicalização, o projeto utiliza o aprendizado pedagógico como ferramenta de cidadania e pertencimento social. No palco e nas ruas do Telégrafo e do Umarizal, as crias apresentam o resultado das atividades desenvolvidas nos núcleos de formação, explorando sonoridades que compõem a identidade cultural paraense.
As apresentações serão no Centro Cultural Banco da Amazônia, espaço dedicado à difusão de manifestações artísticas na Amazônia Legal e ao fortalecimento da produção cultural local. Localizado no centro de Belém, o espaço funciona como um polo de visibilidade para projetos sociais e talentos da comunidade, fruto de parcerias institucionais que buscam democratizar o acesso à arte. "O Banco da Amazônia, com foco na promoção da cultura e da inclusão social, apresenta um programa de intercâmbio com a Fundação Cultural do Pará por meio das Crias do Curro Velho. Hoje, com o projeto já alcançando sua segunda e terceira gerações de 'crias', o Centro Cultural recebe o grupo para o seu primeiro ensaio de Carnaval, celebrando o resultado das oficinas de percussão e adereços que transformam a realidade social em expressão artística na avenida", explica Ana Amélia Fadul, Gerente do Centro Cultural Banco da Amazônia.
O Coordenador de Iniciação Artística do Núcleo, Jorge Cunha, destaca que a ocupação deste espaço é uma etapa fundamental no processo formativo dos alunos. "A parceria com o Banco da Amazônia demonstra como o esforço conjunto amplia o alcance das nossas ações, garantindo que a produção cultural gerada em nossos núcleos de formação chegue a novos públicos", afirma.
Para a diretora do Curro, Celeste Iglesias, a participação das Crias em eventos institucionais reforça a autoestima dos jovens e dá visibilidade ao talento desenvolvido nas oficinas. "As apresentações permitem que as Crias do Curro Velho ocupem espaços de destaque na cidade, dando visibilidade ao talento desenvolvido nas oficinas. Esse processo é fundamental para reforçar a autoestima e o protagonismo de cada jovem, permitindo que eles compreendam a arte como uma ferramenta de transformação e ocupação de espaços institucionais", pontua a diretora.
A iniciativa resulta de uma cooperação voltada ao fortalecimento das práticas culturais e ao apoio de projetos educativos no estado. A presença da bateria no "Grito de Carnaval" consolida o papel dos espaços públicos e institucionais na recepção de manifestações populares e na formação de novas plateias.
A Fundação Cultural do Pará reafirma seu papel como o principal órgão do estado responsável pela execução das políticas públicas de cultura do estado do Pará, desenvolvendo programas de formação, incentivo e difusão das artes em todo o território paraense. Acompanhe as ações da FCP pelo nosso site (https://www.fcp.pa.gov.br/) e nossa rede social (https://www.instagram.com/fundacaoculturalpa/).
Serviço:
• Evento: 1º Grito de Carnaval do Centro Cultural do Banco da Amazônia e da Fundação Cultural do Pará
• Atração: Bateria das Crias do Curro Velho
• Datas: 1º de fevereiro (domingo), 10h.
• Local: Centro Cultural Banco da Amazônia (Av. Presidente Vargas, 800)
• Entrada gratuita
Foto: Ionaldo Rodrigues/Curro Velho
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.