A gotinha estará disponível para crianças de 1 a 4 anos de idade
Belém, PA - Com o objetivo de reduzir os riscos de reintrodução do vírus causador da poliomielite no Brasil, o Ministério da Saúde inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a partir desta segunda-feira, 27, até o dia 14 do próximo mês de junho. Em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) entra na campanha e coloca à disposição da população as vacinas contra a poliomielite em mais de 50 postos de vacinação, de 8h às 17h.
A coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Nazaré Athayde, ressalta a importância da realização da campanha para recuperar os índices de cobertura vacinal, que vêm apresentando queda desde 2016.
“Em todo o país não estamos conseguindo alcançar coberturas vacinais iguais ou maiores de 95%. Essa situação pode levar à formação de bolsões de pessoas não vacinadas, o que possibilita a reintrodução do poliovírus e o surgimento de vírus derivados”, alerta a coordenadora.
Paralisia
A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa grave causada por um vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos. O vírus pode afetar a medula espinhal e o tronco cerebral, levando à paralisia ou mesmo à morte. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
Nazaré Athayde informa que, no cenário global da poliomielite, existem dois países endêmicos: Paquistão e Afeganistão. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que este ano foram confirmados 13 casos de poliomielite no mundo, sendo seis no Afeganistão e sete no Paquistão, no período de 1º de janeiro a 23 de abril de 2024.
No Brasil, o último caso de poliomielite ocorreu em 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus, demonstrando o sucesso do Programa Nacional de Imunizações. No entanto, destaca Nazaré Athayde, em 2023 a Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC) classificou o Brasil como de alto risco para a reintrodução do poliovírus e surgimento de vírus derivados.
“Desta forma, são necessárias estratégias para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, assim como reafirmar o compromisso assumido de envidar esforços para manter o território nacional livre da poliomielite”, afirma a coordenadora.
A abertura da campanha em Belém é nesta segunda-feira, 27, e o dia 8 de junho será o dia “D” de mobilização para a vacinação. Até o encerramento da campanha vão ser ofertadas a Vacina Oral Poliomielite (VOP) e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) para a imunização das crianças menores de cinco anos de idade não vacinadas, visando ampliar a cobertura vacinal no município.
Mudança
O Ministério da Saúde iniciará no segundo semestre deste ano o processo de transição no esquema de vacinação contra a poliomielite. Para obter maior eficácia na imunização, o esquema passará a ter apenas a vacina inativada (VIP), aplicada via intramuscular. Athayde explica que essa vacina já é utilizada nas três primeiras doses do esquema básico e passará a ser utilizada na dose de reforço, aplicada aos 15 meses de vida. O segundo reforço, dado aos quatro anos, deixará de existir.
“Tínhamos duas doses de reforço que eram feitas com a VOP, as famosas gotinhas. A partir do segundo semestre deveremos ter apenas uma dose de reforço com a VIP, dispensando-se o segundo reforço. Esta deve ser a última campanha com a vacina oral”, esclarece a coordenadora.
Para que essa substituição seja concretizada é necessário que o município alcance a meta de cobertura vacinal de 95% do público alvo com a VOP. Em Belém, a meta é imunizar com a gotinha 57.455 mil crianças de 1 a 4 anos.
A coordenadora da Campanha de Vacinação enfatiza que o Zé Gotinha seguirá como símbolo das campanhas de vacinação, sensibilizando crianças e conscientizando os pais sobre a importância das vacinas para a saúde de todos.
Postos
As vacinas estão disponíveis de 8h às 17h nas seguintes unidades, hospitais e universidades:
BELÉM
UBS Águas Lindas - Conj. Verdejantes I, 2ª Rua, S/N;
UBS Benguí II - Pass. Maciel, S/N - Ao lado da Escola Marilda Nunes;
UBS Cabanagem - Rua São Paulo, S/N - Entre as ruas São Pedro e Olímpia;
UBS Canal da Pirajá - Tv. Barão do Triunfo - 1015, esquina com a rua Nova – Pedreira;
UBS Castanheira - Pass. Sol Nascente - Castanheira;
UBS Condor - Pass. Lauro Malcher, Nº 285;
UBS Curió - Pass. Eng. Alberto Engelhard - Estrada da Ceasa;
UBS Eduardo Angelim - Conjunto Eduardo Angelim - Av. 17 de Abril - S/N;
UBS Fátima - Rua Domingos Marreiros, Nº 1664;
UBS Guamá - Rua Barão de Igarapé - Miri, Nº 479;
UBS Icoaraci - Rua Manoel Barata, Nº 840;
UBS Jurunas - Rua Fernando Guilhon, S/N;
UBS Mangueirão - Rua São João - 1;
UBS Maracajá - Tv. Siqueira Mendes, S/N;
UBS Marambaia - Rod. Augusto Montenegro;
UBS Panorama XXI - Conj Panorama XXI, QD 24, casa 11 – B, Mangueirão;
UBS Paraíso dos Pássaros - Rua dos Tucanos;
UBS Paraíso Verde - Av. João Paulo II, entre Pass. Classe A e cruzeiro;
UBS Parque Verde - Rua da Yamada;
UBS Pedreira - Av. Pedro Miranda, esquina com Tv. Mauriti;
UBS Portal da Amazônia - Rua Osvaldo de Caldas Brito - 30 B - Jurunas;
UBS Pratinha - Rod. Arthur Bernardes – Base Naval;
UBS Radional - Av. Bernardo Sayão - Conj. Radional II Quadra F50;
UBS Sacramenta - Av.Senador Lemos - Esquina com Dr. Freitas;
UBS Satélite - Conj. Satélite, WE-08;
UBS Sideral - Rua Sideral – Esquina com Av. Brasil;
UBS Souza – Av. Almirante Barroso, dentro da Setran;
UBS Tapanã - Rua São Clemente;
UBS Telégrafo - Rua do Fio, entre passagens São João e São Pedro;
UBS Tenoné II - Rua 6ª linha - S/N, ao lado da Fund. Paula Francinete;
UBS Terra Firme - Pass. São João, Nº 170, Terra Firme;
UBS Vila da Barca - Rua Coronel Luiz Bentes, próximo à Pedro A. Cabral; e
Uremia - Av. Alcindo Cacela, Nº 1421 – São Brás.
Universidades
Centro de Saúde da Uepa - Av. Rômulo Maiorana, 2558 – Marco;
Fibra - Av. Gentil Bittencourt;
Unama - Av. Alcindo Cacela; e
Unifamaz - Av. Doca de Souza Franco.
Hospitais
Hospital da Aeronáutica - Av. Almirante Barroso -2492;
Hospital do Exército – Tv. Pombal - 112-50; e
Hospital Naval - Rua Arsenal da Marinha - 200.
REGIÃO DAS ILHAS
Combu
UBS Combu - Furo do Combu - S/N.
Cotijuba
UBS Cotijuba - Rua Manoel Barata, S/N.
Ilhas
UBS Fluvial
Icoaraci
UBS Paracuri I - Pass. Maura -218, entre a 3ª e 4ª Rua; e
UBS Quinta dos Paricás - Estrada do Maracacuera, 2477.
Mosqueiro
UBS Aeroporto Rua dos Passos, S/N;
UBS Baía do So l- Av. Beira Mar, S/N;
UBS Carananduba - Av. Cipriano Santos, Pass. Santa Maria, Nº 01;
UBS Furo das Marinhas - Rod. Augusto Meira Filho – Furo das Marinhas Mosqueiro; e
UBS Sucurijuquara - Estrada da Baía do Sol
Outeiro
UBS Fama - Estrada do Tucunduba;
UBS Fidélis - Rua Pantanal - s/n; e
UBS Outeiro - Rua Manoel Barata, S/N.
Agência Belém
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.