Encontro reuniu representantes das esferas municipal, estadual e federal envolvidas no ir e vir de moradores e visitantes durante o Encontro do Clima, na capital paraense.
Belém, PA - A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém, Segbel, representou a Prefeitura de Belém na reunião que definiu as diretrizes de mobilidade para o período da COP 30, na capital paraense e região metropolitana. O encontro ocorreu no Palácio dos Despachos e contou, ainda, com representantes do Detran-PA, Governo do Estado, Governo Federal e do Núcleo de Transporte Metropolitano, o NGTM.
A reunião identificou os principais pontos de estadia dos turistas, como hotéis e transatlânticos e estratégias de mobilidade para o deslocamento desse público até o Parque da Cidade, principal palco da COP 30. O encontro também tratou do fechamento de vias no entorno do parque e medidas para garantir a fluidez do trânsito durante o evento que ocorre de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém.
Hospedagem em transatlânticos
Mais de 8 mil pessoas serão hospedadas em navios transatlânticos em Icoaraci durante a COP 30. Para viabilizar a mobilidade desses visitantes, o plano de transporte prevê a estruturação do sistema público e a criação de linhas específicas, de modo a facilitar o deslocamento dos turistas do terminal de Icoaraci até o centro da cidade.
Diagnóstico do transporte público
O diretor de transporte da Segbel, Isaías Reis, destaca que a frota suplementar será importante para atender a demanda do evento sem comprometer o transporte da população dos distritos de Mosqueiro e Icoaraci. “Teremos uma frota de ônibus exclusiva para a COP, fazendo com que o dia a dia dos moradores de Belém não seja impactado”.
Essa frota atenderá regiões como Mosqueiro e Outeiro, com deslocamentos programados para o Centro de Convenções. Além disso, será realizado um diagnóstico do transporte coletivo de Belém e da região metropolitana para definir estratégias que assegurem tanto a mobilidade do público do evento quanto o atendimento à população.
Adotar locais de parada específicos para serviços como Uber, táxis e ônibus, além de fechamento de vias estratégicas no entorno do evento, como a avenida Júlio César, por questões de segurança, são outras medidas previstas no plano de transporte em desenvolvimento para a COP 30. Também está sendo discutida a implementação de linhas fluviais para interligar os distritos ao centro da cidade.
Reforço na frota
“Estamos planejando um transporte adequado para o evento, com novas linhas para o público da COP, como a que vai atender as pessoas em Outeiro. Também estamos estudando a possibilidade de trazer 350 ônibus adicionais para Belém, para que possamos atender a toda essa demanda e garantir que haja espaço para o estacionamento e o depósito desses veículos durante o evento.” destacou o secretário Luciano de Oliveira.
O planejamento da mobilidade para a COP 30 está em andamento com a definição das principais vias de deslocamento, a estimativa do público e a avaliação de possíveis interdições e mudanças no tráfego, incluindo a transformação temporária de algumas ruas em sentido único.
Também está em avaliação onde será o estacionamento para os mais de 100 ônibus que atuarão na locomoção dos turistas na cidade. As medidas visam reduzir impactos na rotina da cidade e manter o transporte eficiente para moradores e participantes do evento.
Foto: Letícia Chagas/Agência Belém
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.