Disputa, que terá a Seleção Brasileira em quadra, acontece em fevereiro de 2024
A cidade de Belém, capital do Pará, será a sede de um dos quatro Pré-Olímpicos Femininos, em fevereiro de 2024, com a participação da Seleção Brasileira. O acerto, que foi finalizado na última semana entre o presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto Jr, e o governador do Pará, Hélder Barbalho, foi sacramentado na sede da Federação Internacional de Basketball (FIBA), nesta terça-feira (19 de setembro), em reunião entre Guy Peixoto Jr e o Secretário Geral da entidade, Andreas Zagklis.
Entre os dias 08 e 11 de fevereiro de 2024, quatro seleções vão em busca de três vagas na Olimpíada de Paris. A Hungria, Bélgica e a China receberão os outros três Pré-Olímpicos, no mesmo período, de onde sairão todos os classificados para o naipe feminino dos Jogos Olímpicos. Vale lembrar que Estados Unidos e França, campeão mundial e anfitrião, já estão classificados para os Jogos Olímpicos, mas ainda assim disputam um dos quatro torneios classificatórios.
“É uma felicidade imensa poder trazer ao Brasil esse torneio Pré-Olímpico, uma vitória para o basquete feminino brasileiro e mais uma amostra do tamanho e representatividade do basquete feminino brasileiro. Quero agradecer a confiança da FIBA e do Governo do Pará conosco, por meio do governador Hélder Barbalho e do Secretário Geral Andreas Zagklis. Vamos fazer uma grande festa e vamos conquistar essa vaga olímpica”, comentou Guy Peixoto Jr.
“Nós estaremos todos juntos para mostrar Belém, para mostrar o Pará, a Amazônia e, acima de tudo, para colocar as nossas atletas e o basquete feminino lá nas alturas”, completou o Governador Hélder Barbalho.
Os jogos acontecerão na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho). A definição dos 16 times que jogam os Pré-Olímpicos acontece até o fim do ano, já que ainda haverá, por exemplo, o Pré-Olímpico das Américas, que define as suas seleções do continente que se unem a Brasil e Estados Unidos na disputa.
Fonte: Assessoria de comunicação - ASE
Foto: Divulgação/CBB
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.