A operação mobiliza, ao todo, 240 guardas municipais , além de contar com o sistema de videomonitoramento
O planejamento preventivo de segurança nos cemitérios da Prefeitura de Belém já está elaborado para atender a população na capital e distritos de Icoaraci e Mosqueiro. As ações, que reforçam o esquema de segurança no feriado de Finados, ocorrem nesta quarta-feira, 1°, e quinta-feira, 2, sob a responsabilidade da Guarda Municipal de Belém (GMB).
A GMB vai empregar, diariamente, 120 guardas municipais, trabalhando por escala de revezamento: 60 guardas atuando no período das 6h30 às 12h e os demais 60 no horário das 12h às 17h. Como apoio para a execução do serviço, o efetivo vai dispor de 11 viaturas e 19 motocicletas, que vão circular dentro dos cemitérios e em todas as áreas adjacentes por onde vão circular os visitantes dos espaços fúnebres.
Os cemitérios que vão contar com a presença da GMB, seja com base fixa, seja por meio de rondas, são os de Santa Izabel, no bairro do Guamá; São Jorge, na Marambaia; Tapanã; o Santa Izabel, localizado no distrito de Icoaraci; os três da ilha do Mosqueiro; além dos que estão desativados, o da Soledade, na Batista Campos, e São José, no Bengui.
De acordo com o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, o serviço de segurança começa na véspera do feriado, para garantir a proteção patrimonial e de quem vai antecipar a visita aos entes queridos.
“Devido ao feriado prolongado, muitas pessoas antecipam a ida aos cemitérios, por isso, a GMB estará com o efetivo presente desde a véspera de Finados. O objetivo é garantir que as visitas aconteçam com segurança e tranquilidade”, disse o inspetor-geral. Ele ressaltou que o planejamento para os dois dias não compromete o serviço ordinário, pois os guardas municipais permanecerão nos postos fixos e nas rondas dos bairros.
A operação mobiliza, ao todo, 240 guardas municipais das bases dos distritos do Guamá (Dagua), de Belém (Dabel), do Entroncamento (Daente), do Bengui (Daben), de Outeiro (Daout), de Icoaraci (Daico); e Inspetoria de Mosqueiro; grupamento de Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu). O Sistema Integrado de Vídeomonitoramento também reforça o atendimento de emergência, por meio do número 153.
Agência Belém
Foto: Vinicius Serra/Ag.Belém
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.