Projeto apresentado prevê monitoramento e fiscalização de locais, na Grande Belém, onde haja o comércio desses produtos
O Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça (Seju), realizou, na última terça-feira (17), uma reunião ordinária que trouxe como tema o trabalho de fiscalização de produtos fumígenos no estado do Pará, de modo especial, os chamados cigarros eletrônicos, que têm se tornado uma preocupação maior da política de prevenção e combate ao uso de drogas, pelo alcance, especialmente junto ao público mais jovem.
No encontro, os conselheiros debateram o cronograma de visitas fiscalizatórias a comunidades terapêuticas do estado, que ainda deverão ser realizadas neste ano. Em seguida, a Vigilância Sanitária apresentou o projeto de fiscalização de produtos fumígenos a ocorrer no Estado, que envolve as ações de monitorar e a fiscalizar a comercialização de produtos fumígenos, sobretudo na Região Metropolitana de Belém.
Segundo a técnica Doriléa Sales, da equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), esse trabalho obedece à resolução RDC 46/2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proíbe a comercialização, a importação e a propaganda desse tipo de cigarro no Brasil. “O nosso trabalho tem a ver com uma busca ativa desse tipo de produto, que já é proibido no país desde 2009”, completou.
Ainda de acordo com Sales e com a também técnica da Sespa, Lilian Kato, as equipes da Vigilância têm a prerrogativa de apreender esses produtos e dar início a um processo administrativo contra o estabelecimento. O vice-presidente do Coned, Edwin Júnior, destacou que a instituição tem interesse em participar dessas ações em conjunto, como acontece com parcerias firmadas junto ao Ministério Público do Estado, Procon-PA e Polícias Civil e Militar, em algumas operações específicas, o que deve ser alinhado ao longo das próximas reuniões.
Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.