Donos de imóveis no Pará enfrentam novo desafio com aluguéis a partir de 2026 Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF

Conselho Municipal aprova Programação Anual para a saúde em Belém

Atendimento a ribeirinhos, indígenas warao e a implementação de novos programas estão no documento aprovado nesta quinta-feira.

  • 269 Visualizações
  • 23/05/2025, 15:00
Conselho Municipal aprova Programação Anual para a saúde em Belém

Belém, PA - A Secretaria Municipal de Saúde, Sesma, recebeu aprovação da Programação Anual de Saúde (PAS) para o exercício de 2025. A validação ocorreu durante a plenária do Conselho Municipal de Saúde (CMS), nesta quinta-feira, 22. A PAS é o instrumento que define as ações, metas e investimentos previstos pela gestão municipal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em Belém, ao longo do ano.


Entre os destaques da Programação estão a implementação do programa Saúde na Hora nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); implantação de Equipes de Saúde Ribeirinha; qualificação das Equipes de Saúde da Família para o atendimento à população indígena Warao; expansão do programa Melhor em Casa e ampliação do número de salas de vacina em Belém, incluindo a instalação em universidades e empresas por meio de parcerias.


Outras ações importantes previstas incluem a implantação do programa Telessaúde em unidades da Atenção Primária em parceria com o Hospital Universitário Bettina Ferro, a criação da Policlínica Municipal, a instalação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em Icoaraci e a implantação de um novo CAPS III na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).


Durante a reunião, também foi analisado o incentivo financeiro destinado à implantação e custeio de novas especialidades em Saúde Bucal, visando à ampliação e qualificação da atenção odontológica no município.


O CMS também avaliou e homologou o relatório final da 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Belém. O documento será encaminhado ao Conselho Estadual de Saúde do Pará para contribuir com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à classe trabalhadora.


Foto: Ascom/Sesma

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.