Justiça aceita denúncia do MPF contra nove acusados por desvio de R$ 50,4 mi na pandemia Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos Prefeita de Marituba aposta na rede social, mas acumula processos e condenações na gestão
Crise

Cruzeiro com quase 6,3 mil passageiros tem surto de novovírus; Anvisa monitora

O surto de doença diarreica aguda foi detectado no dia 17 de janeiro

  • 549 Visualizações
  • 25/01/2025, 23:03
Cruzeiro com quase 6,3 mil passageiros tem surto de novovírus; Anvisa monitora

São Paulo, SP - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que monitora um surto de norovírus no cruzeiro MSC Grandiosa. Mais de 2% dos passageiros foram infectados (127 casos em 6.293 passageiros).


O surto de doença diarreica aguda foi detectado no dia 17 de janeiro. Os testes realizados pela equipe de saúde de bordo em amostras clínicas dos passageiros confirmaram que se tratava de surto do norovírus, mesmo agente infeccioso identificado recentemente no Guarujá e em outras cidades do litoral paulista


Ao jornal O Estado de São Paulo, a MSC diz que adotou "todas as precauções necessárias para manter um ambiente saudável a bordo" após o surto. "Estamos monitorando de perto os relatos de casos entre os hóspedes e intensificamos os procedimentos de limpeza e sanitização em todo o navio. Todos os hóspedes foram orientados a lavar as mãos com frequência e entrar em contato com o Centro Médico no caso de apresentarem quaisquer sintomas gastrointestinais."


A principal via de transmissão do vírus é fecal-oral. Isso ocorre quando fragmentos microscópicos de fezes contaminadas de uma pessoa infectada entram no corpo de outra.


Para isso, existem algumas rotas. A principal é a ingestão desses fragmentos em algum alimento ou bebida contaminado, especialmente a água. Também é comum acontecer a contaminação quando tocamos um objeto infectado e depois levamos as mãos à boca ou na interação de pessoa para pessoa, por meio do toque.


Em locais quentes e com grande fluxo de pessoas, como no litoral de São Paulo durante o verão, o número de casos pode disparar.


Foto: Divulgação 

Estadão conteúdo

Mais matérias Saúde

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.