As formações seguem até o dia 21 de agosto, nos turnos da manhã e tarde, na Aldeia Amazônica
Belém, PA - A Prefeitura de Belém, por meio da Defesa Civil, iniciou esta semana mais um curso de formação de voluntários para atuação na maior procissão religiosa do mundo, o Círio de Nazaré. As formações seguem até o dia 21 de agosto, nos turnos da manhã e tarde, na Aldeia Amazônica.
De acordo com a coordenadora operacional da Defesa Civil, Michele Teixeira, a meta é formar cerca de 500 voluntários somente neste mês. As aulas são ministradas por agentes da própria Defesa Civil e têm duração de duas horas. Os participantes recebem orientações em áreas como primeiros socorros, com foco no atendimento a romeiros que possam passar mal durante a procissão.
Essa é a segunda formação de voluntários realizada pela Prefeitura de Belém. A primeira ocorreu em junho e qualificou mais de 200 pessoas, que agora estão aptas a atuar em grandes eventos. Uma nova turma será aberta em setembro, com o objetivo de ampliar ainda mais o número de voluntários para apoio no Círio deste ano. A expectativa da Defesa Civil é contar com aproximadamente 1.800 pessoas preparadas para apoiar os participantes na Romaria Fluvial, Transladação, Círio de Nazaré e Círio das Crianças.
Segundo o diretor operacional da Defesa Civil de Belém, Pereira, a participação da comunidade é importante para o sucesso do trabalho. “A comunidade é parte fundamental da Defesa Civil. Eles vêm buscar conhecimento para atuar de forma eficiente, especialmente em eventos grandiosos como o Círio”, explica.
A coordenadora Michele Teixeira ressalta que os cursos também estão sendo levados a universidades, escolas técnicas e empresas, com o objetivo de alcançar ainda mais pessoas e formar cidadãos preparados para atuar como voluntários.
As inscrições para as turmas de agosto continuam abertas. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode participar. Basta preencher o formulário online no site da Defesa Civil de Belém e comparecer ao curso na data escolhida.
Foto: Agência Belém
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.