Objetivo é para conscientizar a população sobre riscos no trânsito
Belém, PA - O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) abre, na próxima sexta-feira (10), a Campanha Maio Amarelo 2024. O movimento é nacional e ocorre em todo o paÃs com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade sobre os riscos de comportamentos imprudentes no trânsito.
Com o tema "Paz no trânsito começa por você", a campanha deste ano quer estimular a sociedade a debater o assunto em todos os ambientes. Nacionalmente, a campanha é organizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuam efetivamente para a redução dos elevados Ãndices de ocorrências no trânsito brasileiro.
No Pará, entre 2022 e 2023 houve uma redução de 65% no número de acidentes, em geral, nas rodovias estaduais e de 7% de mortes no trânsito de todo o Estado. A maioria dos sinistros tem como causas a falta de atenção, a perda do equilÃbrio do veÃculo (motocicletas), a alcoolemia e o excesso de velocidade.
No Estado, o Detran é um dos órgãos parceiros do Observatório na realização da campanha, que terá como foco a redução de sinistros em todo o Estado, especialmente os acidentes envolvendo motociclistas.
Em 2021, o número de sinistros com motos no PaÃs bateu recorde, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). No mesmo ano, o Sistema Único de Saúde, que ano passado gastou R$ 15,78 bilhões com despesas médicas de acidentados por motos, segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS).
Em 2023 foram registradas mais de mil ocorrências de sinistros envolvendo motociclistas no Pará. A programação do Detran será aberta às 7h, com o pit stop educativo para motociclistas que, na oportunidade, serão abordados pelos agentes de educação com laços amarelos e adesivos com alertas de segurança. O evento ocorre no estacionamento da Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho) com a presença de órgãos federais, estaduais e municipais de trânsito.
A programação segue até o final do mês com palestras nas escolas e empresas e ações em vias públicas com o tema do capacete e outros fatores de risco, como ultrapassagem perigosa, excesso de velocidade, alcoolemia, cinto de segurança e uso do celular na direção.
Agência Pará
Foto: Leandro Oliveira/Detran
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A ProvÃncia do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.