Órgão implantou placas de sinalização ao longo da BR-316 e da Alça Viária, vias de grande fluxo utilizadas por milhares de fiéis que se deslocam a pé
Belém, PA - O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) iniciou a instalação de sinalizações especiais ao longo das vias que ligam o município de Abaetetuba à capital paraense. A ação tem como objetivo garantir mais segurança aos romeiros que seguem a pé para Belém durante o período do Círio de Nazaré.
As intervenções abrangem trechos da Alça Viária e da BR-316, rotas de grande movimento de fiéis e veículos. "Estamos, novamente, garantindo a segurança dos peregrinos por meio de sinalização específica desde o núcleo urbano de Abaetetuba até a BR-316. A sinalização refletiva de Rota de Romeiros tem como principal objetivo alertar os condutores sobre os pagadores de promessa que transitam pela rodovia", destacou a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.
Ao todo, serão 20 placas implantadas entre o município de Abaetetuba e o trecho da BR-316 que vai do km 18 ao km 1, no sentido Belém. As placas seguem o padrão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e trazem pictogramas que remetem ao Círio de Nazaré.
De acordo com o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia, a iniciativa surgiu após o aumento do fluxo de romeiros em vias estaduais observado nos últimos anos.
“A ação tem como objetivo alertar os condutores sobre a presença dos romeiros, especialmente durante o período noturno, quando muitos peregrinos optam por realizar suas caminhadas. As placas chamam atenção para o cuidado redobrado que os motoristas devem ter com esses grupos, que se deslocam em longas jornadas de fé e devoção”, destacou Gouvêia.
Além das medidas de sinalização, o Detran alerta para uma série de orientações aos peregrinos para prevenir acidentes durante o trajeto. Entre as principais recomendações estão o uso de roupas claras e calçados adequados, hidratação constante, e evitar caminhadas noturnas.
Caso seja necessário seguir à noite, o órgão recomenda que os romeiros utilizem coletes refletivos e caminhem em fila, pelo acostamento sinalizado e no sentido contrário ao tráfego.
Os veículos de apoio também devem seguir orientações específicas, evitando paradas em acostamentos isolados ou do lado oposto da via, priorizando locais seguros como acessos a estradas vicinais e entradas de propriedades.
Com essas ações, o Detran busca garantir que a tradicional peregrinação até a Basílica Santuário de Nazaré ocorra com mais tranquilidade e segurança para todos os participantes.
Foto: Brendo Freitas/Detran
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.