Jogadores fizeram uma bateria de exames médicos; trabalhos com bola só na semana que vem
O elenco do Clube do Remo iniciou as atividades visando as competições da temporada 2025, como Campeonato Paraense, Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Brasileiro da Série B. A comissão técnica recebeu o elenco nesta quarta-feira (4), com o técnico Rodrigo Santana, os auxiliares Neto Pajolla, Flávio Garcia, o auxiliar fixo Mariozinho, os preparadores Jonas Neves e Matheus Proença, o preparador de goleiros Daniel, e o departamento de análise Rafael Silva, Caíque Silva e Diego Lobato, além de todo o staff do clube.
No hospital Porto Dias, os atletas azulinos realizaram o primeiro dia do cronograma de exames. Visando o bem-estar e a segurança na disputa das competições na temporada, os atletas passaram pelos exames ecocardiograma, eletrocardiograma e ergométrico, com finalidade de avaliar os batimentos cardíacos e todo o sistema cardiológico de cada um. O cronograma de exames segue até o fim da semana e, semana que vem, o grupo deve começar a treinar no campo.
Todos os testes tiveram o comando dos médicos cardiologistas Dr. Henrique Custódio e o Dr. Ismael Pamplona. O especialista ressaltou a importância desses exames no início da temporada. "Foram feitos vários exames como eletrocardiograma e ecodopler. Fazemos todo início de temporada, além de um questionário sobre a saúde dos atletas. O Clube do Remo sempre faz esse trabalho com os atletas para ter segurança nas suas atividades, de grande intensidade, ao longo da temporada 2025”, disse Custódio.
Cada jogador realiza o seu procedimento de ecocardiograma. Após, é iniciado o eletrocardiograma, onde é mostrado um gráfico que registra as oscilações elétricas que resultam da atividade do músculo cardíaco e o teste ergométrico, que serve para avaliação ampla do funcionamento cardiovascular. "Esses exames, na verdade, são um check-up cardiológico, né? Que é uma medicina preventiva, não só em atleta, mas a população como um todo. É justamente para poder identificar alguma doença cardíaca. Na verdade, é um complemento. Isso aqui é o ecocardiograma e, em seguida, eles fazem a esteira, que é o teste aerométrico. São exames que a gente avalia a parte anatômica, cardíaca, tamanho, função, válvula, e a arqueometria avalia as coronárias", explicou Ismael.
Foto: Samara Miranda/Remo
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.