As apresentações já tiveram início e prosseguem durante todos os finais de semana até a terça-feira de carnaval
Viseu, PA - Uma tradição centenária que mistura teatro de rua e carnaval, acontece novamente este ano no distrito de Fernandes Belo, no município de Viseu, nordeste paraense. O bloco Laurso reúne centenas de foliões vestidos com fantasias improvisadas com sacos e máscaras.
As vestimentas são de bichos, tipo cavalo, boi, coelho, urso, e cada um desses bichos tem seu “caçador”, que são os principais responsáveis por essa turma toda que sai com eles nas ruas, brincando a folia carnavalesca.
As apresentações já tiveram início e prosseguem durante todos os finais de semana até a terça-feira de carnaval. O evento tem o apoio da lei Aldir Blanc e os arrastões, a cada ano, ganham mais e mais participantes, até de outros municípios vizinhos e de Belém, atraídos pelas encenações da cultura local.
De acordo com o secretário de cultura do município, Adenilton Monteiro, cerca de 30 mil brincantes são esperados para este ano. “O evento é gratuito e resgata curiosidades do século XIX e a chegada dos nordestinos na comunidade de Fernandes Belo, a cerca de 40 km do centro da cidade”, explica.
O nome "Laurso" que dá origem ao festejo, significa urso de Carnaval e faz referência à uma antiga lenda conhecida no município, que diz que os animais saíam da floresta para pular Carnaval seguindo o som dos tambores dos foliões. Segundo a lenda, os animais ficaram cansados da vida silenciosa e monótona da floresta e saíram em direção aos barulhos intensos de tambor, descendo a Serra do Piriá.
Depois, os bichos se misturaram aos foliões e aproveitaram a festa que era ouvida no meio da mata. "É assim que os foliões, caracterizados de Laurso saem pelas ruas arrastando amantes e simpatizantes da festa em nosso município", diz Adenilton.
Outra curiosidade, é que as fantasias utilizadas no cortejo são confeccionadas pelos próprios brincantes, usando sua criatividade e as plantas nativas da região para finalizar as vestimentas. "O bloco Laurso tem atravessado gerações há mais de um século de existência e uma de suas características marcantes é criar entre seus simpatizantes um ato de sociabilidade, criatividade, alegria, lenda, história e humor", ressalta o secretário.
Foto: reprodução/Instagram
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.