A área do Novo Mangueirão será monitorada por câmeras e policiada por agentes estaduais e municipais, para garantir tranquilidade no clássico do futebol paraense
O RexPa, clássico do futebol paraense e um dos mais tradicionais do Brasil, no próximo domingo (4), às 17 h, no Estádio Olímpico do Pará Jornalista “Edgar Proença”, o Novo Mangueirão, contará com forte esquema de segurança, organizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com órgãos estaduais e municipais de Belém. Em jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Paraense, será o primeiro confronto entre os clubes do Remo e do Paysandu neste ano, e vai mobilizar 1.500 agentes de segurança.
As ações do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) serão executadas de forma integrada antes, durante e após o fim da partida. De acordo com o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, Luciano de Oliveira, gestores dos órgãos se reuniram com dirigentes dos clubes e da Federação Paraense de Futebol (FPF) para definição dos preparativos.
“Para o RexPa do próximo domingo o Sistema de Segurança Pública já adquiriu uma expertise em atuar em grandes eventos no Mangueirão. Inclusive, conseguiu mais uma vez, na última quarta-feira, atuar no jogo do Flamengo, que teve um público de mais de 45 mil pessoas. O evento foi realizado com toda a tranquilidade necessária para um grande público, na chegada e na saída. Essas experiências exitosas, com certeza, serão replicadas no jogo do próximo domingo”, informa Luciano de Oliveira.
O secretário adjunto acrescenta à atuação das forças a ativação do Centro de Controle e Comando Operacional (CCCO) e o videomonitoramento. “Teremos os pontos focais de todas as instituições para a tomada de decisões, acompanhando o monitoramento das mais de 500 câmeras. E tudo isso construído com a atuação de mais de mil agentes de segurança pública, atuando em várias partes de Belém e no entorno do estádio. Todo um aparato coordenado pela Segup com base em experiências anteriores, para que tenhamos um jogo tranquilo com pleno êxito”, diz o gestor.
Policiamento reforçado - O aporte operacional do Sieds iniciará às 11 h, com abertura do estacionamento, e reforçado às 13 h, quando será liberado o acesso aos portões para o público. O Centro de Controle e Comando Operacional do Novo Mangueirão reunirá os pontos focais de cada força. Do Centro será possível monitorar as imagens das câmeras instaladas no estádio e no entorno, e agilizar as respostas às demandas.
Para garantir a segurança de torcedores e nas áreas próximas, o policiamento ostensivo será realizado pela Polícia Militar com apoio da Guarda Municipal, com agentes a pé, a cavalo e motorizados (em viaturas e motocicletas), e tropas ordinárias e especializadas. A Polícia Civil estará com agentes na Delegacia especializada para atender ocorrências geradas durante a partida.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) atuará com unidades de resgate, de combate a incêndios e salvamento, e fará atendimentos pré-hospitalares em parceria com órgãos de saúde. Uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Segup, estará a postos para o patrulhamento aéreo e acionamentos emergenciais.
O Departamento de Trânsito (Detran), em parceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), executará ações de controle das vias de acesso ao local do jogo a partir de 11 h, para que as vias estejam preparadas para a chegada dos torcedores. No domingo, a Rodovia Transmangueirão terá sentido único.
As ações serão desenvolvidas pelos órgãos do Sistema de Segurança Pública, incluindo Segup, Graesp, polícias Militar, Científica e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Detran, e pela Guarda Municipal de Belém, Semob, Secretaria de Economia de Belém (Secon). Também integam a força-tarefa a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
Agência Pará
Foto: David Alves/Ag.Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.