Os alunos da Universidade da Amazônia, Daniel Nazaré e Henrique Gusmão, garantiram bronze no Judô, nas categorias equipe e individual
Belém, PA - Com a presença de mais de 8 mil esportistas de alto rendimento, representando mais de 150 países, a equipe brasileira de Judô conquistou o pódio nos Jogos Mundiais Universitários de Verão (Fisu World University Games) 2025, na Alemanha. Entre os atletas, dois são alunos da Unama, Universidade da Amazônia, e levaram medalhas de bronze para casa.
O resultado foi confirmado no último sábado, 26, nas finais da competição. O Brasil se destacou na modalidade de Judô e se posicionou entre as melhores equipes deste ano.
Daniel Nazaré e Henrique Gusmão venceram por equipe e no individual. Eles são estudantes do curso de Educação Física, na modalidade EaD, polo Alcindo Cacela. Além do alto rendimento no tatame, os atletas contaram com o suporte do técnico Pedro Garcia Júnior e da coordenação de Esportes da Unama.
"É uma honra representar o nosso país e dar visibilidade ao esporte brasileiro. Todo o empenho e esforço que temos dado ao longo dos anos valeu a pena", disse o medalhista Daniel Nazaré.
Segundo o atleta Henrique Gusmão, estar entre os melhores do mundo foi uma emoção indescritível. "Disputei com profissionais capacitados e talentosos. Estou feliz com o meu resultado e da minha equipe. Quero agradecer a todos que torceram por nós e, ainda mais, para quem apoiou nossos sonhos de chegar aqui", celebrou.
Para o coordenador de Esportes da Unama, Denilson Palheta, a educação e o esporte são ferramentas que fortalecem e transformam a vida de jovens. "Acompanhar o progresso e a força de vontade deles, sem dúvida, é motivo de orgulho. E ficamos felizes de fazer parte desse trabalho tão grandioso. Temos aqui profissionais competentes e eles refletem como estamos no caminho certo", conclui.
A convocação dos atletas para representar o Brasil nos Jogos Mundiais de Verão aconteceu em maio, nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs Seletivas), em Brasília (DF). Daniel Nazaré e Henrique Gusmão são medalhistas de ouro do JUBs Seletivas. Logo após, foram convocados para fazer parte do time UBRASIL, delegação formada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
Foto: Denilson Palheta/Unama
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.