Com projetos sobre sustentabilidade e conscientização ambiental, três estudantes de Ananindeua, Cametá e Monte Alegre estarão em Brasília entre os dias 26 e 30 de maio de 2025
Belém, PA - Três estudantes da rede pública estadual do Pará garantiram participação na etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025, que incentiva o protagonismo juvenil por meio de debates sobre integração regional e mudanças climáticas. Wendely Júnior Gonçalves, da Escola Estadual Osvaldina Muniz, no município de Cametá; Enzo Xavier Martins, da Escola Estadual Professor Manoel Saturnino, em Ananindeua, e Iriane Cybelly Marinho, da Escola Estadual de Ensino Integral Presidente Fernando Henrique, em Monte Alegre, vão representar o Estado em Brasília (DF), no período de 26 a 30 de maio de 2025.
“É um orgulho imenso para a educação do Pará poder celebrar conquistas como essa. Nossos estudantes são estimulados a ser protagonistas nas escolas, processo fundamental para o desenvolvimento pessoal, do pensamento crítico e de ações dentro e fora dos muros das escolas. Essas ações garantem avanços importantíssimos. Parabéns para nossos estudantes e equipes escolares”, ressaltou Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação.
Formação
Em Brasília, os três estudantes paraenses tomarão posse como jovens parlamentares e passarão por curso de formação. Também haverá nova seleção para escolha de apenas um projeto por estado. A etapa internacional 2025 do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), e contará com a participação de estudantes representantes das províncias, departamentos ou estados dos países-membros do Mercosul.
Do município de Monte Alegre, na Região de Integração Baixo Amazonas, oeste paraense, Iriane Cybelly Marinho, da 2ª série do Ensino Médio da Escola Presidente Fernando Henrique, disse estar feliz e cheia de expectativas para a viagem. “Essa conquista marca uma fase importante na minha escola, para a minha turma e minha orientadora, assim como de todos que votaram na minha candidatura”, disse a estudante.
Em Cametá, na Região de Integração Tocantins, nordeste do Pará, Wendely Júnior Gonçalves, da 3ª série do Ensino Médio da Escola Osvaldina Muniz, ressaltou que “esta é uma grande oportunidade. Acredito que, juntos, podemos fazer a diferença na nossa escola e na nossa comunidade. Quero representar a nossa voz, trazer novas ideias e lutar por melhorias que, realmente, importam para todos nós".
Para o estudante Enzo Xavier Martins, da 2ª série do Ensino Médio da Escola Professor Manoel Saturnino de Andrade Favacho, no Bairro do Paar, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), mais do que a conquista é o estímulo à consciência ambiental dentro e fora do espaço escolar. “O que motivou a minha participação foi a visão coletiva. Eu não esperava entrar; foi uma surpresa. Mas agora desejo aproveitar o momento e fazer com que as pessoas alcancem consciência de classe e ambiental”, disse Enzo.
Diálogo
O PJM é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM), que oferece a jovens estudantes da rede pública dos países-membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo, que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre assuntos de interesse comum. O tema dessa edição do PJM é “A integração regional e as mudanças climáticas”.
O programa se propõe a ajudar os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade. Além disso, os participantes desenvolvem competências e habilidades, como domínio da linguagem; compreensão de fenômenos; enfrentamento de situações-problema; construção de argumentação e elaboração de propostas.
Foto: Divulgação/MEC
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.