Filho de vereadora coleciona cargos e transforma boquinha em tradição familiar Prefeita de Ponta de Pedras entra com embargos e deverá recorrer da cassação Mutirão vai garantir hospedagem grátis para 200 visitantes durante a COP30

Estudantes do Marajó constroem ferramenta de inclusão pedagógica e sustentável

Projeto “Soroban como ferramenta de aprendizagem em turmas do AEE” é desenvolvido por alunos de Curralinho

  • 31 Visualizações
  • 29/10/2025, 18:00
Estudantes do Marajó constroem ferramenta de inclusão pedagógica e sustentável

Belém, PA - O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial  que visa atender, em todas as fases da Educação Básica, estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.


O modelo permite a criação de recursos pedagógicos para o aprendizado pleno desses alunos, ao mesmo tempo em que potencializa seus pontos fortes e fortalece sua autonomia como pessoa.


É nesse contexto que estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (E.E.E.F.M.) Prado Lopes, localizada no município de Curralinho, no Arquipélago do Marajó, interior do Pará, desenvolveram o projeto “Soroban como ferramenta de aprendizagem em turmas do AEE”.


Pensada como uma ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem em turmas de AEE, a iniciativa utiliza o soroban (instrumento japonês de cálculo) como ponto de partida para o ensino criativo da Matemática. A proposta permite que estudantes com deficiência visual realizem cálculos com as próprias mãos, sem a necessidade de papel, caneta, calculadora ou computador.


O diferencial do projeto está na sua construção. Os estudantes utilizam materiais recicláveis como papelão, isopor, tampinhas plásticas, garrafas PET e espetos de churrasco, mostrando que o ensino, além de divertido, pode ser sustentável.


“Essa é uma prova de que podemos transformar resíduos, que às vezes temos em nossas próprias casas, em uma ferramenta de inclusão pedagógica para estudantes com deficiência”, afirma o orientador Mateus Santiago de Moraes.


Por conta de sua criatividade, o trabalho concorre na Mostra Científica nas Escolas, evento que será promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Problemas de Engenharia Sustentável (GEPPES), da Universidade Federal do Pará (UFPA), na próxima quinta-feira, 30 de outubro.


O projeto mais curtido nas redes sociais, www.instagram.com/reel/DQEsm2RDoVR/, e com maior iniciativa criativa será anunciado como vencedor. A premiação serão bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) e de Apoio Técnico à Pesquisa (AT-NS).


“É uma conquista que reforça o potencial da educação inclusiva e sustentável, que cada vez mais está presente em nossas vidas. Quando iniciamos essa transformação em sala de aula, temos certeza que colheremos os frutos em toda a sociedade”, finaliza o educador.


O projeto “Soroban como ferramenta de aprendizagem em turmas do AEE” é desenvolvido pela aluna autora Débora Cristiane Machado Cardoso, com participação dos estudantes co-autores: Jeferson Cedeira Neves, Henrique Gabriel de Ferreira, Sirlene Souza Andrade e Adrielle Samilly. A orientação é feita pelo professor Mateus Santiago de Moraes.


Foto: Divulgação

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.