Biometria trava sistema do Iasp e prejudica saúde por todo o Pará Em Dom Eliseu, moradores denunciam ao MP o uso de agrotóxicos em áreas urbanas Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos

Estudantes paraenses embarcam para torneio nacional de robótica em Brasília

As equipes paraenses disputarão a competição em quatro modalidades.

  • 553 Visualizações
  • 08/03/2025, 18:00
Estudantes paraenses embarcam para torneio nacional de robótica em Brasília

Belém, PA - O Serviço Social da Indústria (SESI Pará) levará sua maior delegação ao Festival SESI de Robótica, que ocorrerá de 11 a 15 de março, em Brasília. O evento é o maior torneio de robótica do Brasil e contará com a participação de 60 estudantes paraenses, distribuídos em nove equipes. Durante o evento, os participantes aplicam conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática para resolver problemas e cumprir missões.


As equipes paraenses disputarão em quatro modalidades. Na FIRST Tech Challenge (FTC), voltada para estudantes do ensino médio, que constroem robôs de até 19 kg a partir de kits reutilizáveis, participarão as equipes ParaTech, da Escola SESI Belém, e TecnoXingu, da Escola SESI Altamira.


Na FIRST LEGO League (FLL), que envolve alunos de 9 a 15 anos na construção de robôs de LEGO para cumprir desafios, competirão as equipes ParaTech, da Escola SESI Belém, Born To Fight, da Escola SESI Ananindeua, e Tubatronics, do SESI SENAI Bragança.


Na FIRST Robotics Competition (FRC), que desafia estudantes do ensino médio a construírem robôs de porte industrial, com até 55 kg e mais de 1,5 metro de altura, a equipe ParaTech, da Escola SESI Belém, representará o estado. Já na F1 in Schools, competição em que os alunos projetam e constroem miniaturas de carros de Fórmula 1 utilizando tecnologia de engenharia e impressão 3D, o Pará será representado pelas equipes Amazon Predators e Mirakitan, ambas da Escola SESI Belém.

Participação inédita de equipe indígena


Uma das novidades desta edição é a participação da equipe JurunaBots, da Escola Indígena Francisca de Oliveira Lemos Juruna, dos povos Jurunas, do município de Vitória do Xingu. O SESI Pará forneceu todo o suporte para a criação da equipe, incluindo materiais para construção dos robôs e mentorias especializadas.


“A robótica é uma experiência nova e única. Aprendi que é preciso muito compromisso, trabalho em equipe e bastante criatividade. Agradeço a todos que me deram essa oportunidade de participar”, fala Richard Eduardo Vieira, competidor de 13 anos da JurunaBots, que vai participar na modalidade FLL.


Para a gerente executiva de Educação do SESI Pará, Márcia Arguelles, a robótica tem um papel fundamental na formação dos alunos. “A robótica estimula habilidades como resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento crítico, preparando os estudantes para desafios do mundo do trabalho, muito além da competição”, destacou.

A robótica é um dos pilares da metodologia de ensino do SESI, sendo aplicada de forma transversal no aprendizado dos alunos.


Por meio de atividades práticas, os estudantes são incentivados a desenvolver soluções tecnológicas, promovendo a aprendizagem baseada em projetos e a integração entre diferentes disciplinas. Além disso, as competições funcionam como incentivo para que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula na resolução de problemas reais.


Foto: Divulgação/Sesi

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.