Com visitação é gratuita, a exposição selecionada pela Política Nacional Aldir Blanc, democratiza o acesso à produção audiovisual e visual produzida em territórios invisibilizados
Belém, PA - A partir do dia 26 de janeiro, a Casa da Linguagem, em Belém, recebe a exposição “Ruas que contam, rios que ecoam”. A mostra reúne dez obras selecionadas que utilizam a fotografia e o audiovisual para traduzir as vivências, os territórios e as identidades de uma Amazônia urbana e ribeirinha. Com entrada gratuita, a exposição segue aberta ao público até o dia 11 de fevereiro.
A programação faz parte da segunda edição do projeto Amazônia em Rede, iniciativa cultural que busca fortalecer narrativas produzidas por artistas independentes e periféricos, por meio de oficinas e laboratórios criativos nas linguagens audiovisual, fotografia e música.
Nesta edição, a curadoria selecionou cinco produções audiovisuais e cinco ensaios fotográficos que mergulham em temáticas como diversidade, afeto, resistência e cotidiano amazônico.
De acordo com o diretor do projeto, Gabriel Jhonata, a inclusão de novas linguagens é fundamental para o propósito da mostra. "A segunda edição do Amazônia em Rede traz uma nova linguagem para essa exposição, que é a fotografia. O objetivo do projeto é mostrar diferentes olhares das periferias amazônicas, contar diferentes realidades e valorizar a produção artística dessas pessoas que estão nesses espaços. A fotografia é uma linguagem poderosa que consegue contar histórias e criar essa relação de identidade com o público, que se sente representado”, destaca.
A abertura oficial acontece no dia 26 de janeiro, com uma vernissage, reunindo artistas, curadores e o público interessado em conhecer de perto as obras selecionadas. Nos destaques audiovisuais estão os curtas “Sonhos de Nina”, de Patrícia Tapuya; “Vozes do Cocal”, de Josué Castilho França; “Pretinhas do Arapemã”, de Lia Malcher; “Carimbó na Veia”, Amanda Rabelo; “Carrinho de Rolimã”, de Rafael Nzinga. Já nas paredes da galeria, a força visual fica por conta dos trabalhos “Kunt Amazônico”, de Ana P. Gomes; Pèrègun”, de Laíza Ferreira; “Um milhão de desejos”, de Zulmi Nascimento; “Força Roxa”, de Deia Lima e “Corpos, Ritmos e Barro”, de Fernando Filho.
Além da capital paraense, a mostra também tem destino certo para o mês de março: o Arquipélago do Marajó, com uma montagem estratégica no Terminal Hidroviário de Soure.
"Temos uma coisa inédita nessa edição, que é a chegada do Amazônia em Rede no Marajó.
Nosso objetivo é dialogar com as pessoas para que elas consigam conhecer essas realidades. Quando as pessoas vão até uma exposição e elas enxergam a sua casa, a sua rua ou o seu bairro retratados ali, elas também criam uma sensação de pertencimento. É importante valorizar essa produção dentro daquela região ", pontua Gabriel Jhonatta, diretor do Amazônia em Rede.
Sobre o Amazônia em Rede - O Amazônia em Rede é um projeto cultural que promove ações de formação, experimentação e circulação artística na região amazônica, com foco em fotografia, audiovisual e música. Ao longo de duas edições, o projeto realizou oficinas, mostras e debates públicos em Belém.
Selecionado pelo Edital de Fomento à Circulação de Projetos Culturais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o Amazônia em Rede reafirma seu compromisso com a democratização da cultura e com o protagonismo de vozes historicamente invisibilizadas.
Serviço
Exposição "Ruas que contam, Rios que ecoam"
Abertura: 26 de janeiro, segunda-feira, às 18h
Programação regular: 27 de janeiro a 11 de fevereiro; de segunda a sexta, das 9h às 17h;
sábados, das 14h às 17h; domingos, das 9h às 12h
Local: Casa da Linguagem (Av. Nazaré, 31 - Belém/PA)
Entrada gratuita
Classificação livre
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.