Máquina que nunca para de alimentar a farra dos bilhões na antevéspera eleitoral Pelo sim, pelo não, COP30 é uma festa que ameaça engolir seus protagonistas Aluguel para COP abre racha nacional e amplia desgaste da família Câmara

FAB intercepta avião que entrou no espaço aéreo brasileiro vindo da Venezuela

Aeronave foi interceptada por dois caças A-29 Super Tucano; piloto ignorou ordens e tiro de aviso e fugiu após pousar em pista de terra em Roraima

  • 36 Visualizações
  • 22/11/2025, 20:00
FAB intercepta avião que entrou no espaço aéreo brasileiro vindo da Venezuela

São Paulo, SP - A Força Aérea Brasileira interceptou um avião monomotor que entrou no espaço aéreo do Brasil a partir da Venezuela na manhã de quarta-feira (19).

O piloto da aeronave, de matrícula adulterada, ignorou as ordens da FAB e um tiro de aviso, pousou em uma pista de terra e fugiu.

Os radares detectaram o avião, que entrou no espaço aéreo brasileiro sobrevoando a Terra Indígena Yanomami, por volta das 7h, segundo a FAB.


Dois aviões A-29 Super Tucano foram designados para a interceptação. Os militares determinaram que a aeronave invasora modificasse a rota para pousar em um local indicado pela FAB, medida considerada de intervenção.


Como o piloto ignorou as ordens, chegou a ser disparado um tiro de aviso, segundo a FAB. "Como o piloto permaneceu irredutível, a aeronave foi reclassificada como hostil e passou a estar sujeita ao 'Tiro de Detenção'", disse a força em comunicado.


Em seguida, o piloto pousou numa pista de terra em Surucucu, local dentro da Terra Indígena Yanomami. De acordo com a FAB, uma equipe de helicóptero foi até o local para isolar a área e verificou que o piloto havia fugido.


Depois, uma equipe de militares do Comando Conjunto Catrimani II neutralizou o avião, que tinha a matrícula adulterada.


Foto: Divulgação/FAB

(Com a Folha)

Mais matérias Polícia

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.