O “Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde” prioriza propostas para a melhoria da qualidade da atenção à saúde no Pará
Belém, PA - A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) divulga o resultado final do edital Nº 006/2025 do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), iniciativa que integra esforços do Ministério da Saúde, CNPq, Sespa e Fapespa. Lançada em maio de 2025, a chamada prioriza propostas de projetos de pesquisa que contribuem, de forma significativa, para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&IS), no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o objetivo principal de fomentar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, a chamada buscou apoiar, financeiramente, o desenvolvimento de pesquisas que propõem resoluções para os problemas prioritários de saúde da população no Pará, bem como, para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O edital foca também na promoção da aproximação dos sistemas de saúde à ciência e tecnologia locais, e na redução das desigualdades regionais no campo da ciência, tecnologia e inovação em Saúde no Pará.
No total, foram recebidas 79 propostas, das quais, 13 projetos foram selecionados e aprovados, dentro do limite orçamentário da chamada. As propostas aprovadas serão financiadas, conforme o Programa, que é parceria firmada entre o CNPq e a Fapespa.
O valor total para esta Chamada foi de R$ 6 milhões, e contemplou propostas que dialogam com as necessidades locais e reforçam a política de descentralização da ciência, tecnologia e inovação em saúde.
Carina Silva, diretora científica, em exercício, da Fapespa, destaca que “os projetos aprovados abrangem uma ampla diversidade de temas estratégicos para o SUS no contexto amazônico e evidencia o papel estratégico do PPSUS na indução de pesquisas aplicadas ao SUS, promovendo soluções inovadoras para os desafios da Amazônia paraense e fortalecendo a integração entre ciência e políticas públicas de saúde”.
“Esse edital é um exemplo claro de que a pesquisa é indispensável para o desenvolvimento e para a qualidade de vida das pessoas. O PPSUS é uma iniciativa conjunta do Governo Federal, do Governo Estadual, da Fapespa, com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará, que traz temas relevantes e importantes para a melhoria do Sistema Único de Saúde, que atende a população mais carente do nosso estado. Com essas pesquisas, nós vamos trazer o olhar de inovação para problemas reais, que aflige a população que é atendida pelo SUS. Então, temos uma expectativa muito grande que, num curto espaço de tempo, nós tenhamos uma melhoria significativa desse importante programa de atendimento da nossa população”, destacou o diretor-presidente da Fapespa, Marcel Botelho.
Confira o resultado completo no site e na plataforma Fapespa:
https://www.fapespa.pa.gov.br/wp-content/uploads/2026/01/RESULTADO-FINAL.pdf
Foto: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.